sábado, 11 de abril de 2009

Primeiro Sanskaras - Chudakarana ( Mundan)

Vamos começa com a SANSKARA MUNDAN a primeira das quatro que estarei postando aqui.
Chudakarana Chaula (Mundan) é a cerimônia em que a cabeça de uma criança é raspada pela primeira vez, deixando um topete na coroa.
“Chuda” refere este topete (Shikha) esta cerimônia é chamada geralmente “Mundan” no
norte.
Este sanskara tornou-se em razão da higiene física. Executado geralmente quando a criança tem aproximadamente 3 anos, acredita-se que com isso tem o poder de limpa o corpo e a alma.
O cabelo na cabeça de uma criança quando emerge do ventre é considerado impuro e deve ser raspado nascendo um cabelo forte e limpo depois do corte.
Além, para raspar a cabeça, uma lâmina ou o outro instrumento afiado foram exigidos.
Chudakarana é igualmente uma liberação simbólica da criança de sua mãe. Geralmente apos 3 anos a criança está sendo nutrida já não pela mãe e tem sua liberdade fisica
independente da mãe.Essa cerimonia marcar o ponto na vida da criança em que a influência da mãe é reduzida, e a influência do pai torna-se dominante.
Com a influência do pai fica mais forte a para instruir a criança para dá o começo da nova vida (base,aprendizado).
Um muhurta é uma posição apropriada (o templo, o espaço ao ar livre, ou uma beira de rio) são escolhidos para cerimonia. Os Brahmins, os parentes,
e os amigos são convidados a participar. No dia da sanskara, a criança é banhada com agua da mãe gangas e vestida com roupas novas . A mãe senta-se com a criança ao ao oeste do fogo sacrificial (Agni). O pai está à direita da mãe e oferece oração fogo,Derrama então a água morna em um recipiente da água fria e fala uma oração dos vedas,então o pai passa a manteiga ou ghee no lado adequado da cabeça da criança e passado 3 ramos de kusha na cabeça da criança que diz, “oh erva,protege-o, não impor a dor nele.” Após isso Pandit pega a lâmina e dizendo a para ser amigável e começa a corta aos pouco cabelo de ambos os lados da cabeça da criança,cantando mantra. O cabelo é misturadoem um monte do estrume do touro,a cabeça inteira está limpa e raspado, e um topede(Shikha)é feito na cabeça da criança é determinando pela casta da familia.
Depois o cabelo que foi reaspando e coletado e misturado com o estrume do touro e jogado em um rio ou enterrado. Isto é feito de modo que ninguém possam usar o cabelo na bruxaria para prejudicar a criança.
Depois que a cerimonia se acaba, Pandit, os parentes, e os amigos estão prontos para festeja com muita comida e presentes são dados a crianças.
De acordo com o Grihyasutras (vedas), Chudakarana é
executado igualmente para meninas, mas sem a recitação de mantras Vedicos. Quando “mundan” ou “mottai” antes mais popular, o shikha eé visto raramente hoje em dia. Essas fotos foram cedidas pelo casal Alessandra & Raman que realizaram o MUDAN em seu filho JONH na índia.
Raman é bramanes e seguiu as tradições de sua familia.Jonh é batizado na igreja catolica e também na tradição hindu .
Shikha é um topete ou um fechamento do cabelo na coroa da cabeça, uma crista, topknot, pena.Da época do Vedas, o shikha era uma característica de distinção dos Brahmins, do Kshatriyas e do Vaishyas. Significou o “duas vezes-nascido” ou todos aqueles Upanayanam foram executados. Na altura de Chudakarana, um topete do cabelo foi deixado na cabeça,para nunca ser cortado. Este shikha cobriu uma grande parte do cérebro. De acordo com Sushruta, alguns topetes sao deixados na cabeça semelhante coroa protejendo uma artéria junta-se a uma articulação crítica do nervo. Caso haja um ferimento nessa parte da cabeça acreditar pode ser fatal, foi considerado necessário proteger a área mantendo um topete do cabelo sobre ela. O shikha era um símbolo da superioridade e da limpeza.Toda a cerimônia religiosa ou auspicioso exigiu o shikha ser amarrada em um nó. O nó foi amarrado ao acompanhamento da Mantra de Gayatri. Um shikha desatado era um símbolo da desonra, da impureza e da lamentação.Durante cerimônias do funeral e da morte é desamarrado o nó. Presentemente somente os Brahmins usam os shikha, especial pandits. O shikha na parte superior da cabeça representa o shikhara que é levantado sobre todos os templos Hindu. A arquitetura do templo é baseada na mandala do purusha do vastu ou oquadrado místico, um diagrama disse representar ser supremo (Brahman). Um templo é considerado uma descrição simbólica ser supremo, cuja a cabeça é representada como o shikhara do templo. E nos homens, o shikha simboliza o brahamanda em que Brahma é dito residir.
Agradeço imensamente ao Casal Alessandra & Ramam pelo prazer de trazer a nos as fotos da cerimônia Mundan de seu Filho Jonh nosso pequeno iluminado do Blog da Deva...
Energia positivas sempre a essa familia especial..Namaska...Deva

3 comentários:

  1. nossa ficou lindooo!! a minha descriçao nem de longe ficou linda assim, hehe!! e as passagens nossa, me fez relembrar esse dia!!! hihi e agora minha sogra pediu pra termos outro filho antes dela morrer, hehe, so pra fazer o Mundam!! lindo ameii

    ResponderExcluir
  2. Parabens Deva,,,teu blog ta lindo..cheio de informacoes, estou amando,,muito obrigada pelo teu trabalho de pesquisa e dedicacao,,,,Paz e luz....Namaste

    ResponderExcluir
  3. Deva adorei o teu blog por isso te vou adicionar no meu orkut e no meu messenger sou a Sofia de Portugal e como tenho uma simpatia especial por estas culturas achei super interessante... Tenho me sentido muito bem desde k me tenho dedicado... Bom trabalho. Fico a espera no messenger para conversarmos um pouco. Namastê....

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.