segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cidade das Viúvas...

Fui busca lá atras no meu Blog esse Post a pedidos que venho recebendo.

Viúvas na cidade aonde Krishna nasceu Vrindravan
Minha viagem a Vrindravan me deparei com uma sintuação muito triste,as velhilhas viuvas.Presenceie mulheres vestidas na maioria de branco, descalças e a maioria sem cabelos. Velhinhas encurvadas com os olhos cobertos por cataratas, mas também jovens, em alguns casos com filhos. Seus maridos morreram, e com eles perderam seu lugar na sociedade. Refugiam-se e vagam por esta cidade no norte da Índia, uma das mais sagradas porque aqui cresceu o Deus Krishna.
Encontrei com uma delas na frente de uma casa que acolhe as viuvas e ela me diz que eu trazia luz aquele lugar pelo sorriso radiante e convidativo entrei e conversei com muitas ,“Quando meu marido morreu fiquei sem nada: sem dinheiro e sem poder trabalhar. A familia dele não me ajudou. Acabei vindo a Vrindavan. Aqui Krishna protege e alimenta”, diz Jyoti . Como ela, varias outras chegaram aqui porque foram expulsas pelo familia do marido ou sintuação miseravél que viviam apos a morte do marido.
Pesquisando constatei que cerca de 13 mil viúvas sobrevivem de caridade nesta cidade e seus arredores, segundo um estudo do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).
Outras vivem nas ruas enlameadas e caóticas de Vrindavan, ou dividem quartos que o governo ou fundações lhes alugam. Meio asilos, meio conventos acolhem algumas gratuitamente. As viúvas são de mau agouro na Índia. Às vezes se diz que são a causa da morte do marido(maioria taxadas de Mangliks). Segundo o Código de Manu, uma das escrituras sagradas mais antigas, uma mulher nunca será independente. “Uma viúva deve sofrer muito antes de morrer, deve ser pura de corpo, pensamento e alma”, diz o texto.

O Skanda Purana vai além: “Um homem sábio deve evitar as viúvas, mesmo suas bênçãos, como se fosse o veneno de uma serpente”.
Em Vrindavan elas compartilham sua solidão e se afastam um pouco desse desprezo. O Hare Krishna rezado por centenas de gargantas comove até os ossos. Elas cantam durante quatro horas em troca de 3 rupias no ashan de Krishna e acabam ganhando as vezes comidas no proprio ashran dos seguidores .
“Algumas vêm pela religião, mas outras não têm escolha. As mais pobres analfabetas que carecem de educação e as famílias as trazem aqui para se livrar delas”, conta Pria Saki, uma espanhola Hare Krishna que está aqui há dois anos como voluntária.
O governo lhes dá uma pensão de cerca de 30 euros por ano para as viuvas, mas além de ser muito pouco não chega a todas. Só 25% a recebem. “A burocracia é muito complexa para elas, na maioria analfabeta. E outras não sabem nem que existe essa ajuda”, diz Usha Rai, responsável pelo estudo da Unifem. Só lhes resta mendigar.
Mas mulheres educadas também vêm parar aqui. “Meu filho é terrível. Não trabalhava, só me pedia dinheiro e gastava em álcool e cigarros. Sua mulher foi embora e levou seu filho, e eu me cansei de mantê-lo”, diz Primeiro Kishori, uma ex-funcionária de banco de 61 anos. Como no caso dela, os filhos muitas vezes ficam com tudo quando o pai morre. A lei reconhece o direito das viúvas a herdar, mas na prática isso acontece muito raramente.

O número de jovens surpreende. Isso se deve ao costume de casar meninas com homens mais velhos. Por exemplo, Pratima Sharma foi obrigada a se casar aos 17 anos com um homem rico 30 anos mais velho. Ficou viúva aos 24 e com um filho de 6. Um segundo casamento é quase impossível.
Na Índia há 33 milhões de viúvas, segundo os números oficiais. Embora nem todas estejam em condições tão terríveis quanto as de Vrindavran, todas sofrem “pelo menos o estigma social. A maioria não pode trabalhar e é maltratada pela família”, diz Mohini Giri, diretora da Guild of Service.
Enquanto isso, a sociedade de alguma forma se defende, argumentando que estão em Vrindavan porque querem dedicar seus últimos dias a louvar a deus. “Minha vida está vazia: não tenho nem para comer, mas estou cheia porque tenho Krishna”, diz Sarosati Banarjee com um sorriso de resignação. Ao terminar seus cantos sentidos no ashram, desaparece entre as ruelas retorcidas da cidade das viúvas.

Infelizmente as viuvas assim como as mulheres em geral na India não tem vez,acredito que as viuvas são comparadas aos Dalits por que apos a morte do marido são despresadas,humilhadas e antigamente(tem lugares que ainda acontece) elas eram queimadas juntos ao seu marido mesmo vivas.
Realmente é lamentavél esse quadro,mas fico feliz que aos poucos algumas entidades estao començando a ajudar-las.....Namaska...Deva

(Fonte de pesquisa extraida do site Ana Gabriel)

10 comentários:

  1. Muito boa essa postagem Deva! Jah tinha ouvido falar das condicoes de vida das viuvas na India, mas a maneira que tu escreveu me fez entender um pouco melhor a realidade delas!
    Obrigada:-)
    Fernanda (da comu Eu Amo um Indiano)

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! fiquei horrorizada pela forma como a Índia trata suas viúvas. Sirvo a um Deus que ampara suas viúvas, diz que Ele faz justiça aos órfãos e viúvas e ainda ordena que as viúvas sejam amparadas. Uma pena que essas mulheres não conheçam o Deus que eu sirvo. Por isso glória a Deus!!! que mandou seu único filho para nos salvar. Se elas conhecessem esse Deus não estariam sofrendo. Falo como testemunho da provisão de Deus em minha vida, pois sou viúva e Ele defende minhas causas, não por minhas justiças, mas pela sua infinita misericórdia, bondade e pela Sua palavra. Porque Ele não é homem para que minta. A Ele toda honra e glória.

    Cristina

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Desculpe a falta de entusiasmo, mas após assistir a uma apresentação de power point falando e mostrando a Índia que a rede globo não mostra em sua novela, comecei a pesquisar e estou horrorizada com as condições de vida -- se é que podemos chamar isso de vida -- dos indianos... assisti tb a alguns documentários sobre dalits e viúvas, e a sua postagem foi muito esclarecedora, embora tenha reforçado minha tristeza e compaixão por esse povo.
    Uma vez que você pode acompanhar e enxergar todas essas coisas 'in loco', escreva mais sobre as verdades da índia, sobre a realidade dos casamentos arranjados, das castas e discriminações, do convívio com os animais, da falta de higiene, do politeísmo, do rio Gânges, ou seja, sobre coisas que a novela das 8 não vai mostrar...
    Desde já, agradeço...
    Elenise Rocha

    ResponderExcluir
  4. Deus meu eu verdadeiramente tenho dificuldades de aceitar e emtender tamanha ignorançia vindo de um ser humano e os filhos dessas mulheres as deixam dessa maneira e as familias delas
    este povo e simplesmente irracional . ainda bem que meu pais e brasil unico pecado sao seus governantes corrupto porque Deus e brasileiro simone aurora

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que sou brasileira.
    Sou filha de mãe viúva com filhos que a ama muito e que por nada no mundo a abandonaria. Neste país as mães são abençoadas e se são viúvas recebem todo carinho para superar a dor da perda do marido.
    SIRLEI

    ResponderExcluir
  6. Grandes absurdos como esses relatados, são verdadeiros paradoxos, para um país que acredita na "Roda das Encarnações", mas ainda tem um sistema de castas, onde Deus privilegia alguns em detrimento de outros. Mas é assim mesmo... quem sabe um dia!

    ResponderExcluir
  7. É... Todo glamour do casamento e toda humilhação da viuvez foi exposto sabiamente na reta final pela Glória Perez...
    Muito degradante essa situação... Fiquei tão chocada que chego estar sentindo uma dorzinha aqui dentro... Muito triste!

    ResponderExcluir
  8. Na minha religião a mulher é venerada e imporntante,foi perseguida até pela religião cristã, mas hoje a Deusa renasce e com ela a importancia das mulheres no mundo, Viva a Grande Mãe,

    ResponderExcluir
  9. È inacreditavél que nos dias de hoje isso ainda aconteça,fiquei ainda mais horrorizada com esses costumes..o Brasil é o melhor país do mundo...

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    Bem legal essa reportagem.
    Estava intressado em viajar para a india,mas ir para algum lugar que se possa meditar e morrar,tipo algum templo ou lugar onde posso trabalhar ou ajudar para poder ficar de graca,acho que isso...

    obrigado...
    email-xandyfip@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.