sábado, 11 de abril de 2009

Segundo Sanskaras - Upanayana (Cerimônia da Linha Sagrada)

Este é um ritual essencialmente de iniciação,a criança é iniciada para os estudo do Vedas(livro sagrado),com essa marca significa a transição da fase infantil para adolescente iniciando os estudos dos Vedas e Sadhana.
O sacramento Upanayana ocorre em torno de 8 anos; entretanto, alguns recebem aos 5 anos ou outro aos 12 anos.
Diz-se que a cerimônia da linha sagrada marca o inicio de uma vida nova.
A criança, tradicional, sae do domicílio familiar nesta idade para viver em um ashram do guru da família ou gurukul. Upa significa que “próximo” e Nayan significa “tomar (ele) a”, assim que o upanayana é realizado a criança tornasse mais próximo ao seu guru (mestre / professor digamos assim) Na cerimônia da linha sagrado, a criança incorpora o estágio do Brahmacharya de sua vida,um momento do celibato e da imersão completa em seu estuda e crescimento espiritual. A Criança recebe as três linhas sagradas na testa, a bênção do seu mestre, um mala feito com os nóis sagrados,Pooja realizados aos deuses da trindade : Brahma,Vishnu e Shiva.
As três cordas do mala denotam os três gunas:
1) Sattva (realidade), 2) Rajas (paixão), 3) Tamas (escuridão).
Seu significado é que a criança deve estar acima dos três gunas, deve estar preparada para transcender a bondade,as qualidades de vida,humildade,ser fiél aos seus antepassados e a DEUS,em outras palavras Elevação Espiritual.
E entregue um mala feito com a separação de três nóis especiais chamados de Brahmagranthi que é a simbolização da trindade unida de Brahma, Vishnu e de Shiva. A cerimônia da linha sagrada é executada por um guruw Brâmane,a família da criança participa, ideal que seja conduzida as margens do rio sagrado,o Mantra Sagrado de Gayatri é sussurrada na orelha da criança.
Mantra Gayatri
Namastê meus amigos do Blog....Deva Shakti

Um comentário:

  1. Parabéns querida eu só tenho a agradecer pois seu blog me ajudou bastante na pesquiza sobre hinduismo... Fica com Deus!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.