sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Vamos aprender Hindi?

Após muitos pedidos que tenho recebido vou postar algumas palavras em Hindi,obrigada pelos emails & comentários construtivos que tenho recebido.
*Vamos lá ,começarei com algumas :
Obrigado =Dhaniwaad
Bom dia = Subh prabhat
Boa Tarde = Subh sandhya
Boa Noite = Subh ratri
Ontem = Kal
Namastê/Namaska = Saudação a quem estar chegando ou se despedido,cumprimento em Hindi. ( “O Deus que há em mim saúda o Deus que há em você”)
Número :
0 = sunya, sifar
1 = ek
2 = do
3 = tin
4 = char
5 = panch
6 = chhah
7 = sat
8 = ath
9 = nau
10 = das
Cores:
Preto = Kala
Azul = Nila
Verde = Hara
Laranja = Naranji
Vermelho = Lal
Rosa = Gulabi
Amarelo = Pila
Branco = Safed
Aqui vou deixa o link do site aonde estudo,muito bom por sinal,vale a pena conferir.
http://www.goethe-verlag.com/book2/PT/PTHI/PTHI003.HTM

17 comentários:

  1. Vou treinando... Mas é complicado sem ouvir! Sou mais auditiva!!!
    Obrigada por me aceitar no Orkut!
    Bom final de semana...

    ResponderExcluir
  2. Namaste Deva,

    Como vai?

    Acabo de descobrir seu blog, que bom...

    Sou uma fã da Índia, fiz um blog para compartilhar tudo o que sei e compartilhar com pessoas como você!

    Se puder vizitar ficarei muito feliz.

    Um grande abraço!

    http://indiaagora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. uau, eu anadava com um caderninho na india anotando oque as pessoas falavam, dai no final aprendi muito, o mais engraçAdo foi quando a tia do marido foi ler oque eu tinha escrito, huahauuhaua, eu escrevia oque eu escutava nao com a caligrafia correta, hehe, boa, vou participar, esse ano vamos pra india de novo, e vou chegar la contando ate 10, hehe!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Deva!que bom encontar um blog como este, adoro a ÍNDIA e seus difrentes hábitos, tenho amigos indianos e falao com eles quase que diariamente, como eles usam muito o inglês, torna-se mais fácil a comunicação, mas eu acho super interessante hindi ou urdu, aprendi até algumas palavras e uma música .
    Obrigada pela atenção e o carinho em criar esse blog!
    accha accha

    ResponderExcluir
  5. 03.27 manhã-Santarem-Portugal.Olá Deva! O teu site tem bom Karma.Gostei do que vi e li. O site que indicaste par aprender hindi é um must. Parabéns. Se algum dia vieres a Portugal,contacta-me para alguma dificuldade.Om Sri Ganeshaya Namah

    ResponderExcluir
  6. Namaste Deva,

    Achei o seu blogg por acaso, estava procurando templos indianos para poder visitar e quem sabe aprender algo. Por isso gostaria de saber de vc se é muito dificil uma pessoa q não fala Hindi conseguir se comunicar com os indianos.

    Luz e amor para vc

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    amei seu blog. Tem um astral maravilhoso. Parabéns.
    Li o post da Karen e acho que se souber o básico do básico do inglês dá para se comunicar, depois vai aprendendo aos poucos o hindi. Estou aprendendo no skype com um grupo desse site: http://www.fluentfuture.com/
    É um site de intercâmbio de línguas e é gratuito.

    ResponderExcluir
  8. Oi, emprimeiro lugar parabens pelo blog! Bom gostaria de saber se voce tem alguma escola/universidade que ensine hindustani (hindi/urdu)para extrangeiros? Quanto tempo leva para aprender a lingua imerso (na India) ?
    Abç, Mt obrigado!
    E parabens mais uma vez!
    meu email: valternbn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. gostava de aprender bombaiya , alguém conhesse algum site , ou alguem sabe falar ?
    se sim , então escreva-me por aqui : andreiya_filipa@hotmail.com , obgrd (:

    ResponderExcluir
  10. Oiii eu amei tudo que eu vi sou um brasileira apaixonada pela India e tenho mais de 937 amigos no orkut só que falo o english muito bem so me comunico com eles no inglês mas com seu blog achei palavras do dia a dia em hindi Thanks so much yaaaa...... Byee...

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    encontrei seu blog por acaso procurando sobre idiomas da Índia e gostei muito.Tenho uma dúvida sobre a linguagem escrita e a falada na Índia. A caligrafia hindu é representada por símbolos como o sânscrito mas para falar é diferente como se fosse outro alfabeto.Poderia elucidar isto para mim? Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu blog, moro agora em Delhi, casei com um indiano e estamos montando um escritorio para assessorar brasileiras e indianos que querem casar na India ou no Brasil. Estou estudando Hindi , nao é muito facil, mas preciso aprender já que decidi viver aqui e minha sogra nao fala inglês. Amei tudo o que vc tem postado.. Namaska

    ResponderExcluir
  13. um maximo esse blog! estou pensando em ir para a ainda, mas meu ingles é pessimo!!!! o hindi nem se fala! hauahuahua... vamo ver o que vai darrrr! bjaooo!

    ResponderExcluir
  14. olá,estava procurando ´por palavras em hindi, na verdade por palavras ou saudaçoes do dia a adia encontrei seu blog,ñ falo esse indioma tenho ums amigos no orkut e ñ sei como me comunicar com eles ,por isso procuro augumas palavras k possa me ajudar na comunicação.

    ResponderExcluir
  15. nossa tbém acabei de descobri seu blogtenho um amigo indiano.parabens amei bjo.

    ResponderExcluir
  16. muito bom seu blog gostei muito.. sou apaixonada pelos costumes indianos.. e estou gostando de um indiano isso vai me ajudar muito..

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.