terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Deusa Lakshmi

Em Caminho das Índias Maya a personagem de Juliana Paes era chamada pelo pai de minha DEUSA LAKSHMI,Vamos entender um pouco sobre essa Deusa.

Lakshmi ou Laxmi é uma divindade do hinduísmo, esposa do deus Vishnu, o sustentador do universo na religião hindu. É personificação da beleza, da fartura, da generosidade e principalmente da riqueza e da fortuna. A deusa é sempre invocada para amor, fartura, riqueza e poder. É o principal símbolo da potência feminina, sendo reconhecida por sua eterna juventude e formosura.
Pode ser vista sentada sobre uma flor de lótus, ou segurando flores de lótus nas mãos, e um cântaro que jorra moedas de ouro.
Geralmente atribui-se a Lakshmi o símbolo da suástica, que representa vitória e sucesso. Apadma é o nome dado a Lakshmi, quando representada sem o lótus, ao sair do Oceano.
Lakshmi é uma Deusa Indiana casada com Vishnu(um Deus Protetor)que é muito amada por seu povo. Foi ela que deu a Indra, o Rei dos Deuses, o soma (ou sangue do conhecimento) do seu próprio corpo para que ele produzisse a ilusão do parto e se tornasse o Rei dos Devas.
A Deusa Lakshmi significa "boa sorte" para os hindus. A palavra "Lakhsmi" é derivada da palavra "Laksya" do sânscrito, significando o "alvo", o "objetivo".
Suástica "virada à direita", forma decorativa hindu associada a Lakshmi.

NASCIMENTO DE LAKSHMI
Como todas as Deusas no panteão Hindu, Lakshmi tem muitas histórias sobre sua origem. Uma delas conta, que o Rei dos Reis, Indra, um certo dia, perdeu seus poderes e envelheceu. Um sábio nomeou um Deva menor para ir até Brahma em busca de uma solução. Entretanto,esse último o conduziu até Mahavishnu (avatar de Vishnu) para um melhor aconselhamento. Vishnu sorriu ao ouvir o problema dos Devas (Deuses Menores) e deu-lhes uma solução. Disse que deveriam agitar o poderoso oceano de leite e beber amrita, o elixir que os faria recuperar a juventude e a força.

Mas tal feito não era nada fácil. Como chocalhar o oceano? Usando a montanha Mandara e a serpente Vasuki. Os Devas então foram providenciar tudo. Mas a montanha Mandara necessitava de uma base para puxá-la. Então Vishnu transformou-se em uma tartaruga poderosa e serviu de base para a montanha. Colocaram ainda, a serpente Vasuki em torno da montanha para protegê-la.
Os demônios acordados com tanta agitação, também quiseram compartilhar o elixir. Os Devas, como sabiam que não conseguiriam realizar a tarefa sozinhos, aceitaram a ajuda dos Asuras (demônios).

Agitaram tanto o oceano até que seus braços se feriram e receberam então, quatorze presentes preciosos para à humanidade. A Deusa Lakshmi foi a última a emergir. Sentada sobre um lótus,era extremamente bela e encantou a todos. Os elefantes do céu derramavam gotas de água para refrescá-la. De acordo com a mitologia hindu, a terra inteira é mantida por quatro elefantes chamados Dik-gaj, onde "dik" significa o sentido e "gaj", o elefante.
Lakshmi trouxe consigo o elixir, que faria reviver a força dos Deuses. Escolheu então, para ser seu consorte, Vishnu. Vishnu carregou Lakshmi do oceano até o céu e cada vez que ele desce na terra como um avatar, é acompanhado por um avatar de Lakshmi.

REENCARNAÇÕES DA DEUSA
A Deusa-Mãe Lakshmi é consultada pela população hindu, buscando algum tipo de riqueza.A mulher é a manifestação, na terra,da mãe Laksmi, a deusa da prosperidade,por isso é tradição que ela guarde a chave do cofre. Além disso, os indianos consideram importante a palavra da mulher em uma decisão financeira. Essa é uma sabedoria antiga que garante a segurança material da família, pois acredita-se que a mulher protege mais os interesses dos familiares que o homem.
Há oito modalidades de se adorar Lakshmi, levando em conta o resultado desejado. A imagem abaixo também ilustra as oito reencarnações da Deusa Lakshmi:

*Santhana lakshmi
Ela protege toda a Riqueza da Família, principalmente as crianças.
* Gaja laksmi
Ela surge como Rainha Universal com seus dois elefantes que atendem todas as preces e orações..
* Aishwarya lakshmi
Só Ela encerra a totalidade do conhecimento, tanto material quanto espiritual.
* Dhanya lakshmi
É Ela que alimenta o mundo nos concedendo a Riqueza da boa colheita dos grãos.
* Adhi lakshmi
Ela é a Mãe Divina e fonte de todo o poder de Vishnu.
* Vijaya lakshmi
É Ela que nos concede a vitória sobre obstáculos e problemas (vitória tb, no trabalho e aspectos legais)
* Dhana lakshmi
Ela é a doadora do todo tipo de riqueza
* Veera lakhsmi ou Dhairyalakshmi
É Ela que nos dá força e coragem para enfrentarmos qualquer sacrifício.

OS BENEFÍCIOS DA ADORAÇÃO:

Cada um dos aspectos ou reencarnações acima, são chamados de"vrata". Por exemplo, para alcançar a vitória na guerra ou em batalhas legais, deve-se ativar o vrata Vijaya-lakshmi. Para a saúde, o vrata de Veera-lakshmi da coragem e do poder deve ser ativado. Para que a casa ou comércio seja próspero o vrata indicado é o Dhanya-lakshmi. E assim por diante...
Todos que empreendem a busca de um vrata da Deusa Lakshmi com fé e sinceridade, conseguirão o que desejam.

ADORAÇÃO DO VRATA
Para as mulheres é importante a conexão com a Deusa Lakshmi, pois ela traz muita prosperidade para toda a família. A mulher hindu tradicional preza muito pela conservação de um lar saudável e próspero. Conseqüentemente, as mulheres pedem a ajuda de Lakshmi para assegurar essa harmonia, especialmente porque ela é considerada como modelo de esposa perfeita. O relacionamento de Lakhsmi e Vishnu ilustra esse aspecto.
Qualquer ritual deve ser realizado em uma sexta-feira que coincida com os dias 11 ou 21 do mês. Não deve-se comer carne nesse dia.
Sempre que o puja(ritual de adoração) é realizado, ele compreende três componentes importantes: ter uma imagem ou ilustração da Deusa; o ato do puja, ou adoração que inclui moedas,flores, frutas e alimentos que devem ser lhe oferecidos e no final os alimentos são abençoados e devem ser consumidos.
Executando-se essas três etapas cria-se um relacionamento emocional direto com a Deusa.
Você pode criar em sua casa um pequeno altar para adorar Lakshmi e pedir prosperidade e riqueza para sua vida. É só achar um cantinho ou uma mesinha vazia, cobri-la com uma toalha amarela e colocar a imagem ou uma fotografia da Deusa. Coloque então uma vasilha com água pura, duas lamparinas à óleo ou velas vermelhas, incenso indiano, moedas, uma bandeja com 5 variedades de frutas da época, um vaso com rosas vermelhas, pasta perfumada da madeira de sândalo, e Panchaamrutam, que é uma mistura de mel, manteiga purificada (ghee), coalhada, leite e açúcar. Pode ser substituído por um doce de ambrosia, que é mais conhecido por todos nós. Coloque um som ambiental com músicas indianas. Depois que o altar estiver pronto sente-se em uma cadeira ou na posição de lótus no chão e feche os olhos. Agora imagina-se flutuando em um rio em cima de uma flor de lótus vermelha gigante. Ao seu lado estará Lakshmi, linda em seu sari vermelho todo bordado de dourado. Converse com ela e diga que você lhe trouxe muitos presentes para serem trocados por sua abençoada sabedoria. Deixe que o fluxo de sua imaginação carregue você, escute as palavras da Deusa e aqueça-se com sua abundância.
Quando quiser voltar é só se despedir da Deusa, respirar três vezes profundamente e abrir os olhos.
Seja Bem-Vinda!



MANTRA - Aarti Mahalaxmi Om Jai Laxmi Mata


Mahalaxmi Aarti
Om Jai Laxmi Mata, Maiya JaiLaxmi Mata,
Tumko nis din sevat, Hari, Vishnu Data
Om Jai Laxmi Mata

Uma Rama Brahmaani, Tum ho Jag Mata,
Maiya, Tum ho Jag Mata,
Surya ChanraMa dhyaavat, Naarad Rishi gaata.
Om Jai Laxmi Mata.

Durga Roop Niranjani, Sukh Sampati Data,
Maiya Sukh Sampati Data
Jo koyee tumko dhyaataa, Ridhee Sidhee dhan paataa
Om Jai Laxmi Mata.

Jis ghar mein tu rehtee, sab sukh guna aataa,
Maiya sab sukh guna aataa,
Taap paap mit jaataa, Man naheen ghabraataa.
Om Jai Laxmi Mata

Dhoop Deep phal meva, Ma sweekaar karo,
Maiya Ma sweekaar karo,
Gyaan prakaash karo Ma, Moha agyaan haro.
Om Jai Laxmi Mata.

Maha Laxmiji ki Aarti, nis din jo gaavey
Maiya nis din jo gaavey,
Dukh jaavey, sukh aavey, Ati aananda paavey.
Om Jai Laxmi Mata.

17 comentários:

  1. Deva!!!!
    Estou amandooo tudo que leio no seu blog!!
    Vou começar a praticar estes ensimentos!!!
    Acompanho tudooo!
    Bjoo!

    ResponderExcluir
  2. adorei seu bolg a te add no meu msn tbm quero saber mais mais e mais obrigada,so margarete do brasil sao paulo capital ok

    ResponderExcluir
  3. Adorei...e gostaria de saber mais informações de como devemos proceder no dia a dia!!!!!
    parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. voces poderia falar de outros deuses tambem mas apesar de tudo adorei conhece-la.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu blog Deva
    Obrigada por partilhar isto conosco!!
    Te add no msn.
    Será un prazer conversar contigo de vez en quanto!
    beijo

    ResponderExcluir
  6. leal
    adorei o seu blog , gostei muito das informacoes dadas muito obrigada.
    um bjo e mto obgada

    ResponderExcluir
  7. Dani

    Parabêns por você conseguir nos trânsmitir conhecimentos interessantes sobre a Deusa Lakshmi e suas diferentes encarnações.

    João Luiz
    jlcmattoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ser de Luz corporificado no planetinha Terra13 de julho de 2009 02:32

    Hoje acordei conversando com uma Deusa chamada
    Deva. Era muito linda com os cabelos pretos e um
    olhar magnetizante e ao mesmo tempo amoroso e acolhedor. Entendi o recado e vim pesquisar e encontrei o seu blog que achei fantástico.
    Obrigada pelas informações.
    Luz amor e paz para você e para todos que lerem
    seua informações. Celia/Maceio/AL

    ResponderExcluir
  9. olá amo seu blog,,,, alaide

    ResponderExcluir
  10. adorei o seu blog. Adorei saber mais sobre a Deusa Lakshmi.

    ResponderExcluir
  11. encontrei aqui nesta pagina, tudo o que preciso no momento...
    muito grata
    Misha

    ResponderExcluir
  12. adorei o seu blog e ate fui abençoada pela deusa lakshmi agora como vc tb sou devota dela bjs

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito de suas informações, aqui obtive o que procurava, parabéns pelo carinho e amor dedicado!
    Namastê
    liz.yoga

    ResponderExcluir
  14. gostei muito do seu blog...estou começando cm um pequeno altar..na verdade um espaço em uma mesinha que tem a imagem de gaja lakshimi(sentada em uma flor de lotus)e uma imagem de Ganesha..nessa sala se pratica aulas de yoga...tem tbm dois quadros lindos dos dois...gostaria de saber se nesse altar...eu posso colocar os dois juntos ,se posso tbm oferecer nesse espaço pra um e para o outro....ou devo dividir cada um cm seu espaço????..e o significado de namaska..??? desculpe por tantas perguntas..estou perguntando pois sempre fui devoto de coração..agora tenho a oportunidade e quero fazer mais...pouco sei... meu email é medeirosyoga@hotmail.com(Daniel Medeiros) ..NAMASTÊ

    ResponderExcluir
  15. Eu sou evangélica,porém bem informada.Por razão cultural,ajudei meu filho de 15 anos numa pesquisa sobre o hinduísmo e achei interessante as gravuras,embora não acredite em nada do que li sobre essas deusas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou facinada com a hitoria de lakshimi. muita luz no seu coração. cigana Narayana.

      Excluir
  16. estou entrando pela primeira vez no blog e amei td !!!!!! parabéns a vcs que criaram o blog!!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.