quarta-feira, 15 de julho de 2009

Shantala

A Shantala é uma massagem milenar indiana. Não se tem registro de quando exatamente surgiu. Ela foi primeiro ensinada em Kerala, no Sul da Índia, e desde então é uma tradição passada de mãe para filha.

Sua “descoberta” no ocidente aconteceu quando o médico francês Frédéric Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher a massagear seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paralítica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, uma favela de Calcutá.

O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformasse tudo a sua volta.

Leboyer pediu para fotografá-la. Ela, admirada pelo interesse em uma prática tão simples e corriqueira, aceitou.

Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. Após alguns dias de observação, finalmente foi fotografá-la. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos.
Em homenagem a essa mãe, Leboyer deu o nome da técnica de massagem em bebês de Shantala. Na índia, essa prática não tem um nome específico, pois trata-se de uma atividade que faz parte dos afazeres diários das mães.

Graças à “descoberta” de Leboyer, e ao seu livro: SHANTALA, massagem para bebês: uma arte tradicional, a Shantala vem sendo cada vez mais utilizada em todo o mundo e cresce a cada dia o número de pesquisas científicas que objetivam comprovar seus benefícios.

Mas há um aspecto que transpõe as pesquisas científicas e suas comprovações: A relação Mãe-Filho/Pai-Filho. O Shantala proporciona um momento de intimidade e conforto, uma oportunidade de este vínculo.
A shantala é tão importante para os pais quando para bebê,pois a integração
é muito boa e a grande troca de carinho entre ele. Para o bebê,o toque traz a lembranças dos movimentos intrauterinos,quando o liquido amniotico que envolvia o feto o massageava com pequenas contrações.
Ao ser tocada novamente a criança redescobre esse prazer e se sente segura e protegida.Afinal,no útero estava longe de qualquer perigo.
Para os pais,o movimento é extremamente importante.São minutos preciosos,nos quais quem está realizando a massagem pode conversar,brincar e conhecer melhor seu bebê.
Ao ser tocado,o bebê percebe o quando é amado.Isot desperta a confiança do pequeno,relaxa,acalma e ainda alivia cólicas e reduz as pressões de ventre.

VEJA O VIDEO ORIGINAL DA MASSAGEN SHANTALA



VAMOS APRENDER A FAZER O SHANTALA ATRAVÉS DO PROJETO TOCAR.

2 comentários:

  1. Devaa!
    Adorei a repaginação do blog!!
    Vou recomeçar a comentar, mas a shantala me chamou muito a atenção!! Quero aprender tb!!
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Shantala!! Sempre procurei saber sobre esse assunto, comprei livro e assisti na TV algumas aplicações. Depois que minha baixinha nasceu, sempre procurei fazer. Hoje com 1 ano e 1 mês, ela esfrega as mãozinhas quando quer que eu faça a massagem!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.