sexta-feira, 24 de julho de 2009

O que é Namastê?

Namastê ou Namaskar representa a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro,principalmente na Índia por não termos contato fisíco como aperto de mão ou beijos no rosto como nos brasileiros costumamos fazer.
Namastê ou Namaskar (Sânscrito: == [नमस्ते], [nʌmʌsˈteː]) É um cumprimento ou uma saudação falada bastante comum no Sul da Ásia. Namaskar é considerado uma forma ligeiramente mais formal do que Namaste mas ambas as expressões expressam um grande sentimento de respeito.
Na linguagem coloquial digamos que Namastê usamos entre os jovens,amigos e pessoas que temos mais intimidades e já o Namaskar usamos para pessoas idosas,autoridades,avôs,sogros enfim pessoas que teremos mais respeito,mas ambas Namastê ou Namaskar tem mesmo significado.
Namaste é uma das algumas palavras Sanskritas comumente reconhecidas por aqueles que não falam Hindu. No ocidente, ela é usada para indicar a cultura sul-asiática em geral. "Namaste" é particularmente associada geralmente à aspectos da cultura sul-asiática como vegetarianismo, yoga, e hinduísmo.
Ainda quando saudação, um "Namaste" pode ser dito com as mãos juntas em frente ao tórax com uma ligeira curvatura. Para indicar profundo respeito, pode-se colocar as mãos em frente a testa, no caso de reverencia à um Deus ou Santidade, coloca-se a mão completamente acima da cabeça,principalmente dentro dos templos perante as divindades.
Recentemente, e mais globalmente, o termo "Namaste" foi associado especialmente ao yoga e à meditação. Neste contexto, ele foi visto em uma grande variedade de termos com significados complicados e poéticos que se ligam com as origens espirituais da palavra.
Utiliza-se na India e no Nepal por Hindus, Sikhs, Jainistas e Budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. No yoga, namaste é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”. Literalmente significa “curvo-me perante ti”.
A palavra provém do Sânscrito (NAMAS): "curvar-se, saudação reverencial", e (TE): “para ti”.
Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado. É a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro.
Quando dito a outra pessoa, também poderá significar:
"O Deus que habita em mim saúda o Deus que há em ti".

Namastê or Namaskar a todos....Deva Shakti

3 comentários:

  1. Mais umm super explicação!!
    Mesmo na correria das suas viagens, você tem tempo para nos dá aulas de cultura Deva!!!
    Obrigada!!!
    Estou tentanto assimilar tudo para no dia que eu tiver a opotunidade de ir à índia, estar com minha mente e meus conhecimenos mais ampliandos.
    Namastê!
    Marcela, Recife-Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani,
    To adorando o blog. Parabéns!

    Eu te enviei o selo "Olah que blog maneiro"
    Depois veja no meu blog as instruções.

    Nos vemos daqui a pouco na India.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns seu blog é ótimo, ele tem todas as informações que procuro =D
    agora estou com mais vontade ainda der ir para a Índia =D
    Namastê.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.