domingo, 29 de novembro de 2009

Bollywood

Bollywood
O nome lembra muito Hollywood (nome dado à indústria cinematográfica norte-americana), mas na verdade, trata-se da indústria de filmes produzidos que surgiu Bombaim (antigo nome de Mumbai). A Hollywood indiana é a indústria cinematográfica que mais cresce no mundo: cerca de 900 filmes são produzidos por ano, uma média de 250 filmes a mais que nos Estados Unidos, assistidos por 14 milhões de indianos diariamente.
A história do cinema indiano
O cinema é tradição na Índia desde 1940, período marcado pela separação com a Inglaterra e necessidade de afirmação de uma identidade cultural. Na década de 70, o papel do cinema foi denunciar os crimes e absurdos praticados por um governo corrupto e violento. E foi a partir da década de 1990, com o crescimento econômico do país e o boom cinematográfico, que o cinema se tornou instrumento fundamental para expressar as necessidades da classe média emergente e ganhou um padrão de roteiro de qualidade.
Músicas fazem sucesso
Os filmes de Bollywood, assim como a maior parte dos filmes indianos, são na maior parte musicais. São as melodias cativantes e os diversos números de canto e dança que garantem o sucesso de público dos longas-metragens na Índia. Para aumentar ainda mais o interesse do público, as canções costumam ser lançadas antes mesmo da estréia do filme.
Beijo não é mais tabu
Os enredos de Bollywood tradicionalmente tendiam a ser melodramáticos. Amores impossíveis, triângulos amorosos, laços familiares, sacrifício, políticos corruptos, vilões terríveis, irmãos separados pelo destino e mudanças de sorte dramáticas eram constantes nas tramas. Ao mesmo tempo também existiam filmes indianos com histórias mais sofisticadas, mas que acabavam perdendo nas bilheteiras para filmes com um maior apelo de massas.
Atualmente, porém, as convenções de Bollywood têm mudado. A influência ocidental cada vez mais forte na Índia tem levado seus filmes a se aproximarem dos modelos de Hollywood. Beijos em filmes não são mais um tabu e os enredos mostram uma vida urbana com encontros ao estilo ocidental.
Tem brasileira em Bollywood!
A atriz da foto ao lado não é indiana, mas se tornou famosa como apresentadora de TV na Índia e que agora também segue carreira como atriz e dançarina de Bollywood. A gaúcha Bruna Abdallah mora em Mumbai e, assim como a maioria dos atores dos filmes indianos, não canta, mas apenas dubla as vozes de cantores já gravadas. Assista ao vídeo abaixo, que mostra o clipe protagonizado pela atriz para um dos filmes de Bollywood.
Hoje cada vez em Bollywood esta aparecendo novas atrizes brasileiras com muito talento e fazendo maior sucesso....Welcome Bollywood...Namaste...Deva

4 comentários:

  1. E tem a Giselle Monteiro, que fez o filme Love Aaj Kal, que passou nos cinemas esse ano. Em breve mais uma brasileira participará de um filme indiano, a Daniela Lavender, esposa de Ben Kinsgley. Ambos aparecerão no filme Taj, ao lado de Aishwarya Rai :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ibira
    Eu tb fiz umz postagem sobre a Gisele Monteiro,assisti o filme que ela participou maravilhoso...obrigada pela sua participacao..namaste...Deva

    ResponderExcluir
  3. hihihihi

    Deva, tu sabes que eu também ia falar da Giseli, mas como o Ibirá falou...

    Até uma conterrânea minha, amiga de infância tá fazendo uns trabalhos em Bollywood... Ela é modelo, fez uma participação no Dostana ano passado... Mas ela está ficando mais conhecida por um comercial de tv pra Reebok que destacou bem e passou em toda a Índia...

    Quem sabe em breve ela não aparece em mais uns filmes...

    =)

    ResponderExcluir
  4. Ola Deva, estou conhecendo seu blog agora, e achei super interessante as informações passadas sobre a Incredible India.. E sobre a Bruna, eu ja havia ouvido falar nela, inclusive amo a musica que ela interpreta de um filme indiano, acho que a musica se chama reham kare, não sei se é o msm que vc esta citando, mas ela esta linda no clipe. E o programa que ela apresenta tbm se não me engano se chama Hot Test, é esse ainda????
    Parabens pelos post..
    Namaste

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.