sábado, 28 de novembro de 2009

Taj Mahal - Sinônimo de Amor,Será ?

Sem dúvida alguma uma das construções mais perfeitas da Terra, o Taj Mahal é o memorial eterno projetado por um líder indiano em homenagem a seu amor perdido. Essa pérola da arquitetura concebida em mármore foi descrita pelo poeta Rabindranath Tagore como "uma lágrima no rosto da eternidade" e, por isso mesmo, é impossível ser traduzida apenas em palavras.
Simetria perfeita do Taj (uma cúpula central rodeada por outras quatro menores, com minaretes em cada ponta refletidos em um grande lago) parece extremamente bela no entardecer e no alvorecer quando a construção de mármore reluzente parece flutuar. Sua beleza se altera no decorrer do dia.
Às vezes, o Taj Mahal está envolto em uma neblina, em outras, reluz em uma tonalidade rosada, em um cinza perolado ou ainda em um amarelo suave, atingindo até uma brilhante claridade sob o sol de Agra. Na verdade, a iluminação que muda é um motivo decorativo, projetado para produzir uma diversidade de possibilidades visuais para o observador. E, segundo os princípios da arquitetura mogol, a luz simboliza a presença de Alá.
Finalizado em 1653, o Taj Mahal foi construído pelo governante mogol Shah Jahan em homenagem à memória e para preservar o corpo de sua esposa , Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("Eleita do Palácio"), que morreu ao dar a luz ao seu 14º filho. A construção do mausoléu levou 22 anos e envolveu 20 mil trabalhadores (trabalhadores estes que tiveram suas mãos amputadas após a construção para que não podesse futuramente construir uma réplica tão perfeita do Taja Mahal).
Uma manada de mil elefantes levou os blocos de mármore, cada um pesando mais de duas toneladas, trazidos de pedreiras a mais de 300 quilômetros de distância.
Como um tesouro, o Taj Mahal é protegido por um portão principal construído em arenito vermelho com cerca de 30 metros de altura.
Em seguida, vemos um jardim em estilo mogol, cujo trajeto é simetricamente demarcado. Canais de água separam o jardim em quadrantes simbolizando os Jardins do Paraíso islâmico, cujos quatro rios fluem água, leite, vinho e mel. Em tempos passados, havia peixes reluzentes nas águas, os pássaros coloridos pairavam nos ares e, na terra, árvores plantadas com perfeição simbolizavam a morte (ciprestes) e a vida (árvores frutíferas).
O túmulo é rodeado por uma mesquita em arenito vermelho que consagra o local e por uma réplica chamada Jawab ( "resposta"), cujo portão não está voltado para Meca, não sendo possível realizar orações. Nos quatro cantos do mausoléu há minaretes ligeiramente inclinados para fora (uma precaução no caso de terremotos) projetados para assegurar que as altas torres caiam para fora do túmulo ao invés de colidirem para dentro dele.
Fiel aos princípios mogóis da simetria arquitetônica, o túmulo tem a forma de um quadrado, cada lado medindo quase 60 metros. O arco central é estabelecido em cada lado por arcos menores. A largura do pedestal de mármore sobre o qual está o túmulo é igual à sua altura. E o peso da cúpula corresponde à altura da fachada inferior.
A cúpula é semelhante a uma pérola, lembrando a imagem de Maomé do trono de Deus como uma cúpula de pérola branca sobre quatro colunas. Utilizando uma inovação arquitetônica desenvolvida na Ásia Central, a cúpula é, na verdade, o dobro da construção, um projeto que permite suportar um peso maior.
A câmara principal do túmulo formada por oito lados guarda o memorial a Mumtaz Mahal, atrás de uma abertura em mármore que permite uma iluminação tão leve quanto etérea. O mausoléu de Shah Jahan fica ao lado. O mosaico de pedras preciosas é tão bem elaborado que uma simples folha ou flor pode ser formada por 60 ou 70 pequenos fragmentos distintos. Os túmulos das duas realezas ficam logo abaixo, na cripta.
Desenho do Taj Mahal :
Os elementos formais e decorativos são empregues repetida e consistentemente por todo o complexo, unificando o vocabulário estético. As principais características do mausoléu refletem-se no resto da construção:
1 )Finial: remate ornamentado das cúpulas usado nos pagodes asiáticos igualmente.
2)Decorações de lótus: esquemas cujo motivo é a flor de lótus, esculpidos nas cúpulas.
3)Amrud: Cúpula em forma de cebola, típica na arquitectura islâmica e que, mais tarde, seria usada na Rússia.
4)Tambor: base cilíndrica da cúpula, que serve de apoio e transição formal sobre o resto do edifício.
5)Guldasta: agulha decorativa fixa no rebordo das balaustradas.
6)Chattri: galeria de colunas e cúpula, utilizado principalmente em monumentos de carisma comemorativo.
7)Cenefas: painéis esculpidos sobre as arcadas.
8)Caligrafía: escritura estilizada de versos do Corão sobre as arcadas principais
9)Arcadas ou portais: também denominados pishtaq (palavra persa para os portais).
10)Dados: painéis decorativos sobrepostos às paredes da fachada frontal do edifício.
Quando Shah Jahan construiu esse monumento imortal dedicado ao amor romântico, o poder mogol estava em declínio e o projeto consumiu muito da riqueza do reino.Além disso, o triste imperador acabou se afastando dos assuntos que regiam o Estado. Com isso, seu filho, Aurangzeb, armou um golpe e tomou o poder. Severo e religioso, o filho prendeu o pai em um forte próximo à Agra. O abatido Shah Jahan passou seus últimos anos contemplando o memorial de sua esposa, o magnífico Taj Mahal.
Diz-se que o imperador Shah Jahan queria construir também o seu próprio mausoléu. Este seria do outro lado do rio. Muito mais deslumbrante, muito mais caro, todo em mármore preto, que seria posteriormente unido com o Taj Mahal através de uma ponte de ouro. Tal empreendimento nunca chegou a ser levado a cabo. Após perder o poder, o imperador foi encarcerado no seu palácio e, a partir dos seus alojamentos, contemplou a sua grande obra até à morte. O Taj Mahal foi, por fim, o refúgio eterno de Shah Jahan e Mumtaz Mahal.
Posteriormente, o imperador foi sepultado ao lado da sua esposa, sendo esta a única quebra na perfeita simetria de todo o complexo do Taj Mahal.
Após quase quatro séculos, milhões de visitantes continuam a reter a sua aura romântica...
O Taj Mahal, será para todo o sempre um lágrima solitária no tempo.
Vocês acreditam ainda que ele é um simbolo do AMOR?....
Namaskar.....Deva Shakti

3 comentários:

  1. Símbolo doamor, sim, bem o é o abraço e beijo diários.


    Abraços
    aurasacrafames.blogspot.com
    Para Àqueles que desejam ver a sociedade atual diferente!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Deva!
    Em primeiro lugar, eu sabia a história do Taj (ou melhor achava que sabia) e posso dizer que é uma história de amor e sofrimento, ao mesmo tempo. O amor do imperador e o seu sentimento de dor, como o sofrimento dos demais que foram envolvidos... enfim: é um marco!
    Em segundo lugar, continuo a me apaixonar pela índia e suas fotos ficaram excelentes!!!! Adoreiii!
    Namastê!
    Marcela_Recife.

    ResponderExcluir
  3. Ta muito linda amiga !!!!!!!! Namaste

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.