quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Karwa Chauth (Dia do Jejum)

O Karwa Chauth é o dia em que as mulheres casadas fazem jejum para que os deuses concedam vida e longa e prosperidade aos seus maridos.
Como uma parte das tradições de Karwa Chauth, o “sargi” é apresentado à mulher casada por sua sogra. (sargi = alimento preparado especialmente pra o Karwa Chauth)
Logo aos primeiros sinais do amanhecer elas fazem uma refeição à base de frutas e ficam sem comer ou beber água, até a hora em que a lua apareça no céu.
Elas se vestem como se tivesse prontas pra uma festa para espera da Lua,usando seus melhores saree e joias de ouro elas cantam mantras em frente ao altar da casa e pedi proteção ao seus maridos.De fato, acredita-se que quando uma mulher faz jejum limitando-se de alimento e da água, ela adiciona realmente mais anos à vida de seu marido.
Existe também muitas solteiras que acompanham todo esse ritual pedindo um bom casamento e principalmente um filho homem.
Entre 4 a 5 da tarde começa o poja do Karwa Chauth algumas mulheres casadas convida outras mulheres em sua localidade para sua casar ou no templo, para participar no pooja de Karwa Chauth. A deusa Gauri é adorada no poja.Um Mantra de Karwa Chauth é cantado quando as mulheres executam o aarti. Antes que o pooja se acabasse, seria o crepúsculo. E elas todas vão para rua olhar a lua através de uma peneira e ter, ali ao lado, a bandeja com o primeiro alimento do dia. O marido bebe o primeiro gole,depois dá a ela a água e o alimento. Esse é momento em que alguns maridos presenteiam suas esposas com joias de ouro em sinal de respeito e agradecimentos...Namaste...
Esse ano será comemorado dia 08 de outubro.

Um comentário:

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.