quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Quarto Sanskaras - Imensão das Cinzas

Como todos nós sabemos a imensão das cinzas na India é um ritual milenar,mesmo com milhares de emails com fotos que muitas pessoas andam espalhando pela net com corpos boiando pelo Rio Sagrada,digamos que é uma falta de respeito com a cultura desse país de mais de 5 mil anos.
1. Introdução, entendendo os rituais.
O ritual de "cremação" ou ritual funerário, dentro do chamado Hinduísmo ou corretamente chamando Sanatana-dharma, é realizado dentro do Antyesti-kriya. Ele está dentro dos Samskaras, ou purificações que uma pessoa deve realizar durante toda a vida, e, até mesmo, na morte. Antyesti-kriya Está entre os 10 Samskaras-kriyas principais, recomendados nas Escrituras Sagradas da Índia, para que uma vida seja realmetne humana, no seu sentido literal, uma vez que os animais não possuem nenhum "rito de passagem", tal qual os humanos, sendo, talvez, esta uma grande e definitiva diferença entre os demais seres vivos e as pessoas.
Há outros cerimoniais, que são realizados seguidamente, como o Avahana-homa-Samskara, tendo em vista auspiciosidade e purificação; o Griha-pravesa-Samskara, purificação da nova residência, ou local de atividade como comércio, etc.
O ritual de purificação pelo fogo é bem conhecido, e constitui-se numa prática inata desde o berço da humanidade. Contudo, há várias formas que diversificam as cerimônias. O Sanatana Dharma possui um fio condutor comu, e ao mesmo tempo, uma grande liberdade dentro dos princípios védicos, sendo muito importante a presença do sacerdote ou Brahmana para a realização dos rituais. Cada região pode variar. No mais das vezes, se busca a limpeza dos locais, fazendo a queimada de coisas velhas, antigas e estragadas, como no ato de queimar objetos dos doentes, pessoas que morreramm, etc. Nós temos um belo exemplo da prova da pureza de alguém no ato de Sita Devi, a esposa casta de Sri Rama, quando fez uma pira de sacrifício e sentou-se dentro dela, calmamente, mantendo-se em profunda adoração do Senhor Supremo, em todos os Seus nomes e formas. Sri Agni, o semideus do fogo, pessoalmente retirou-a da chama do sacrifício, transformando-se na maior prova da pureza e da castidade de Sita Devi.
O rito de cremação ou de purificação pelo fogo, na cerimônia de Antyesti-kriya Samskara, é, talvez, o mais original e primitivo ritual de purificação que se conhece. Ele é, na realidade, um rito de passagem, porque nele está configurado todo um aspecto transcendental da renovação da alma, uma vez que a idéia védica do Sanatana-dharma é a de que, "somos almas espirituais aprisionadas num corpo material", por conseguinte, o ritural de queimar o corpo corruptível, sujeito ao tempo, a temporariedade, e a degeneração, é uma forma de acelerar, de purificar a alma que nele esteve presa por algum tempo.
2. Como se prepara o corpo pós-morte para as cerimônias, e funerais nesta cultura?
Por exemplo há algum tipo de roupa, Mortalha etc.?

Em geral, são os próprios parentes, geralmente os filhos (Brahmana), que realizam o ritual de cremação, bem como todo o preparatório para o evento. É feito uso de roupa nova, as antigas são queimadas (mas fora do ritual). Os pertences são divididos, etc. O corpo é tratado com óleo, e bem arrumado para a ocasião. Sao feitos adornos de flores em guirlandas, bem como são jogadas pétalas por sobre o corpo na ocasião.
As roupas dos assistentes e participantes são as roupas normais do dia a dia. "A morte faz parte da vida, o que morre é o corpo, e não a alma', de modo que a ocasião é vista como algo benéfico e auspicioso. Alguns utilizam suas roupas novas, mas isso não é necessário. Participar de um funeral crematório é um momento de profunda reflexão que todos fazem. Afinal de contas, todos irão morrer um dia, e irão passar pelo mesmo processo.
3. Usa-se no corpo, algum produto?
No mais das vezes, o corpo é preparado com óleo de coco, bem como durante a cremação é colocado essência ou pó de sândalo por sobre as chamas, para que o odor de carne queimada seja disfarçado pelo doce a agradável aroma do sândalo. A fumaça sobre alta, tal qual um gigantesto incenso. Portanto, a cremação é uma forma de comunicação com Deus, e a fumaça leva uma mensagem aos semideuses, que se encarregam de ler e decifrar. O aroma mostra submissão a vontade suprema de Deus. Também, queimam-se incensos, e cânfora. Aliás, a primeira chama é feita impregnando-se um feixe de palha com cânfora. O fogo queimará rápido e efetivamente.
4. Leva-se em algum local, até o local de alguma maneira especial?
Geralmente é feita um série de orações e preparações, tipo um "velório", na casa do morto, até levá-lo ao local de cremação. Dependendo da distância, o cadáver pode ser levado por sobre um palanquim até a pira, ou então, de carro, carroça ou mesmo palanquim até uma distância maior.
Tudo irá depender, também, das condições financeiras do morto. No mais, as orações e despedidas são feitas com canções, recordações, uma vez que a morte é considerada uma passagem para o mundo superior.
5. A familia compartilha de que forma?
Como vimos na pergunta 2, são os membros da própria familia, filhos no geral, que realizam o cerimonial de preparação e cremação do falecido. O corpo é untado, preparado, e a chama é acesa pelo membro mais velho, ou por um Brahmana designado, e no qual o falecido tinha afinidade. Durante o tempo do "velório", são recitados textos e versos sagrados, para a liberação da alma.
6. Estes hábitos e custumes culturais seguem-se em todas as épocas, ou foram evoluindo, adaptando-se?
O hábito de cremar, e conduzir a cerimônia de cremação na Ìndia, é, provavelmente, o mais antigo do mundo. Pouca ou nenhuma modificação é encontrada, através do contato que se têm, com a literatura sagrada e cultural histórica da Índia. Contudo, a antiga prática de Sati, onde a esposa acompanhava o marido na cremação, foi abolida.
Após o ritual da cremação as cinzas são entregue pelo Padint ao filho mais velho as cinzas que sera imensa no Rio Sagrado. Nas escrituras sagradas dizem que aquela imergir as cinzas nas águas santa da mãe Ganga libertara sua alma da matéria e terá ajuda para seu caminho da libertação espiritual.
Sem dúvida nenhuma é o desejo de cada família indiana executar este rito final sagrado para seus amados. Cada familia tem seu proprio ritual de IMENSÃO DAS CINZAS,encerramos hoje o Quarto Sanskaras dos principais sanskaras.
Namastê e excelente final de semana.....Deva

Fonte:http://www.gita.ddns.com.br/pergunte/crematorioresumo.php

Um comentário:

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.