quinta-feira, 4 de junho de 2009

Rasayana

O Rasayana é um dos oito ramos da medicina indiana (Ayurveda e Unani). É uma ciência que utiliza metais e pedras preciosas para o rejuvenescimento. Eles desempenham um papel fundamental no equilíbrio do organismo bem como no seu desenvolvimento e preservação. As pedras preciosas são utilizadas de várias maneiras para que o corpo absorva suas propriedades eletroquímicas. Entre o uso mais freqüente estão os óxidos (a pedra em forma de pó para a ingestão), a água e o álcool das pedras preciosas.

O uso em contato com a pele é a forma mais simples de se beneficiar do poder das pedras preciosas onde as reações químicas ocorrem devido a sua interação com o campo de energia do corpo, que é permeado por um complexo campo eletromagnético.

Os cristais

Os cristais são a manifestação mais evoluída do reino mineral. Eles representam a mais pura e refinada consolidação de minerais que se formaram devido ao calor e pressão extremos no interior do corpo da terra liquefeita (lava). Todas as pedras preciosas são energia em forma cristalina. Elas são altamente sensíveis e radioativas. Absorvem e transmitem energia sob a forma de freqüência por serem compostas de minerais que emitem cargas elétricas a uma elevação de pressão, que irradiam no calor pouco intenso e que brilham não apenas a partir do seu interior quando a fonte de luz é removida como também no escuro, na presença de luz ultravioleta.
As pedras preciosas são cristais de substancias químicas límpidas e purificadas que também são encontradas no corpo humano. Seu campo eletromagnético influencia o ambiente, sua pureza faz com que sejam uma fonte límpida de energia. São ionizadores, criando um equilíbrio dentro e fora do organismo. Através do suave e permanente contato com a pele, elas acarretam mudanças na química do corpo em decorrência da sua interação com o campo de energia deste, que é permeado por um complexo campo eletromagnético. Isso quer dizer que a presença do cristal no corpo implicará um número maior de íons negativos, o que influenciará os sais presente em cada célula do corpo. Os cristais trabalham com a energia eletroquímica e com a energia vital (Prana) do corpo humano.
As escrituras antigas de todo o mundo sempre exaltaram as pedras preciosas como poderosos agentes de energia que influenciam o destino humano, geram energia positiva e expulsam a energia negativa que produz a doença, o sofrimento e a psicose. Veja abaixo algumas propriedades químicas, sutis e simbolicas dos cristais.

As cores das pedras

Segundo o Kurma Purana, as pedras preciosas foram criadas a partir dos sete diferentes tipos de freqüência de luz que emanam dos sete principais planetas do nosso sistema solar.
Cada planeta tem uma cor, e a luz que ele emite influencia o nosso planeta. A posição dos planetas em relação a nossa localização no momento do nascimento determina a nossa natureza química. O que vivenciamos como estados de espírito e sentimentos é a nossa natureza química.
As cores são freqüência de luz que influenciam diretamente as glândulas endócrinas afetando a química do corpo, sua forma e a consciência humana. Cada cor possui sua própria área de influência no corpo e produz respostas físicas e mentais nessa área.
Vermelho: quente, estimula as glândulas supra-renais. Possui efeito vitalizador, sendo magnético e positivo. Purifica o corpo. Mulladhara Chakra.
Laranja: é morno, estimula a gônada. Possui um efeito alegre e inspirador que torna a pessoa mais otimista. É positivo e magnético. Swadhisthana Chakra.
Amarelo: é quente, estimula o cérebro e os nervos, estimulando a pessoa a obter conhecimento. É magnético e positivo. Manipura Chakra.
Verde: é refrescante e quase frio. Tonifica a química do sangue, é calmante, tem um efeito repousante sobre os olhos. É neutro. Anahata Chakra.
Azul: é frio e acidífero. Tonifica a coluna vertebral e região da garganta. Cria serenidade, ajuda no trabalho em grupo. Vishuddha Chakra.
Violeta: é frio. Atua como germicida, produz anticorpos, aumentando a resistência do corpo. Representa aspiração religiosa, devoção, paz. Ajña Chakra.
Branco: é frio. É usado para cura em geral. Simboliza pureza e perfeição.

Propriedades dos cristais
As pedras descritas abaixo podem ser usadas por qualquer pessoa. A indicação numerologica e astrológica potencializa a ação dos cristais.

Ágata Propicia calma e boa sorte, sendo membro da família do quartzo, um óxido de silício (SiO2), possui propriedades magnéticas e auxilia o campo magnético do corpo, eliminando a ansiedade, absorvendo o calor do corpo e transmitindo calma, favorecendo a receptividade. Simboliza o amor. Fortalece todo corpo e trabalha todos os Chakras. A ágata esta associada à Lua e dependendo da sua cor é indicada para a posição da Lua no mapa astral:
Ágata vermelha: Lua em Áries ou Escorpião.
Ágata branca: Lua em Touro ou Libra.
Ágata verde: Lua em Gêmeos ou Virgem.
Ágata transparente: Lua em Câncer.
Ágata laranja: Lua em Leão.
Ágata amarela: Lua em Sagitário ou Peixes.
Ágata azulada: Lua em Capricórnio.
Ágata azul escura: Lua em Aquário.

Ametista
É uma das variedades do grupo do quartzo (SiO2 - Óxido de Silício). Sua cor varia do lilás ao violeta. Estabelece um bom entendimento, realça a faculdade de discernimento e induz ao desapego às coisas mundanas. Mantem a calma para a conquista da autodisciplina. Ajuda a obter estabilidade mental. É indicada para os nascidos nos dias 8, 17 e 26. É regido por Saturno.

Água Marinha Pertence ao grupo do berilo, e sua composição química é Be3Al2 (SiO3)6 (silicato de alumínio e berílio). Sua cor varia do transparente ao azul. Ajuda a superar a ansiedade. É um calmante para o coração. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 5, 14 e 23. É regido por Mercúrio.

Citrino
O citrino é uma variedade de quartzo transparente (SiO2-óxido de silício). Sua cor é amarela. Desintoxica o corpo físico, mental e emocional. Regenerador dos tecidos, ativa a energia de autocura. Indicado para pessoas nascidas nos dias 3,12, 21 e 30. É regido por Júpiter.

Coral
São formados por pequenos pólipos que segregam uma substância calcária através de suas bases, formando um esqueleto. Sua cor varia do rosa ao vermelho. Trabalham a nutrição da energia sexual e da criatividade e podem ser usados para aumentar a fertilidade e para garantir um bom desenvolvimento do feto durante a gravidez. É usado para proteção contra inveja. Indicado para pessoas nascidas nos dias 9, 18 e 27. Seu regente é Marte.

Granada

Sua composição química é Fe3 Al2 (SiO4)3 (silicato de ferro e alumínio). A Granada é vermelha escura. Estimula o vigor físico, alem de agir como um estimulante sexual. Influencia o sangue e a circulação. Indicado para pessoas nascidas nos dias 1, 10, 19 e 28. É regido pelo Sol.

Hematita
É um óxido de ferro (Fe2 O3), e por isso mesmo tem em sua essência a força do ferro e a natureza etérica do oxigênio. A essência da hematita é de cor vermelha (quando passa por processos de polimento a água que escorre dela sai completamente vermelha) e por isso tem efeito direto sobre o sangue e sua circulação no corpo humano. Com o poder de fortalecer e purificar o sangue. Ajudar a dissolver a negatividade.

Jade
Sua composição química é MaAl (Si2O6) (silicato de alumínio e sódio). Sua cor é verde. Esta associada aos rins. Combate a fadiga, favorece a fertilidade e longevidade. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 5, 14 e 23. É regido por Mercúrio.

Jaspe
Pertence ao grupo do quartzo (SiO2 - óxido de silício). O Jaspe é rico em oxigênio e sílica. Esta composição é indicada para a cura de doenças da bílis. Ajuda a manter o equilíbrio eletroquímico. É prescrito para pessoas anêmicas. Seu elemento é a Terra.

Lápis-lazúli
De composição química Na8(Al6Si6O24)S2 (silicato de alumínio e sódio com enxofre). Aumenta a sensibilidade. Fortalece o sistema ósseo, ativa a glândula tireóide. Dá força ao corpo e mente. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 8, 17 e 26. É regido por Saturno.

Malaquita
Sua composição química é Cu2 [(OH)2 CO2] (carbonato básico de cobre). Sua cor é verde. É conhecida como ‘pedra do rim’. Simboliza a amizade e prosperidade. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 5, 14 e 23. É regido por Mercúrio.

Olho de Gato
É um aluminato de berilo.O uso do Olho de Gato aumenta a força física, a capacidade de resistência, e riquezas. Ele apresenta mudança de radiancia conforme a temperatura do corpo. Indicado para pessoas nascidas nos dias 7, 16 e 25. É regido por Kethu.

Olho de Tigre

É um tipo de quartzo (SiO2 - óxido de silício) opaco, listrado de dourado e marrom, apresentando um brilho sedoso. Promove prosperidade, boa sorte e esta associado ao sistema digestivo. Indicado para pessoas nascidas nos dias 7, 16 e 25. É regido por Kethu.

Ônix
Pertence ao grupo do quartzo (SiO2 - Óxido de silício). O Onix é uma gema de cor negra. Traz bons sentimentos, saúde e sorte. Aumenta a concentração e a estabilidade em geral. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 8, 17 e 26. Esta associado ao planeta Saturno.

Opala
Sua composição quimica é SiO2 nH2O (Óxido de Silício Hidratado). O nome OPALA é de origem sânscrita "upala" que quer dizer pedra preciosa. A Opala é conhecida como a pedra portadora de boa fortuna e que sua presença trás amor e afasta os males. Acredita-se que as opalas demoram aproximadamente 60 milhões de anos para se formar. Indicado para pessoas nascidas nos dias 2, 11, 20 e 29. É regido pela Lua.

Pedra da Lua
Faz parte do grupo do feldspato, é geralmente incolor e translúcida, e sua composição química é K(AlSi3O8) (silicato de alumínio e potássio). Sua cor é branca. Indicada para combater ansiedade, fortalecer a vontade e equilibrar as emoções. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 2, 11, 20 e 29. É regido pela Lua.

Peridoto
Também conhecido como Olivina, o peridoto é composto de (MgFe)2 SiO4 (silicato de ferro e magnésio. Sua cor é verde. É considerada uma boa pedra para melhorar o relacionamento conjugal. Ele intensifica a tolerância e o sentimento de amor. É indicado para trazer boa saúde e felicidade para a família. Rejuvenesce o corpo.

Perola
Símbolo da sabedoria. Representa a semente do pensamento. Simboliza o processo de transformação da dor em verdade e beleza. Indicado para pessoas nascidas nos dias 2, 11, 20 e 29. É regido pela Lua.

Quartzo O quartzo (SiO2 - Óxido de silício) ativa as glândulas, equilibra as emoções e amplia as funções cerebrais ajudando no discernimento. Atua em todos os Chakras, facilitando a concentração. Indicado para pessoas nascidas nos dias 2, 11, 20 e 29. É regido pela Lua.

Quartzo róseo É a variedade rosa do quartzo (SiO2 - óxido de silício). Reduz o stress e a tensão. Aumenta a criatividade. Esta associada a fertilidade, ao perdão, a compaixão. Indicado para pessoas nascidas nos dias 1, 10, 19 e 28. É regido pelo Sol.

Quartzo verde
Também conhecido como aventurina é a variedade verde da família do quartzo (SiO2 - óxido de silício). Atua no chakra cardíaco, com a energia de cura que é comum a todas as pedras verdes. Estimula o tecido muscular, fortalece o sangue e trás saúde e bem-estar. É particularmente eficiente no tratamento de problemas da pele. Pode ser ainda usada para aliviar o stress, restaurar o equilíbrio emocional e ajudar a liberar o medo e a ansiedade. Atribuem-se a ela os poderes de prosperidade financeira e sorte.

Sodalita
É um mineral de cor azul escura acinzentada, de translúcido a opaco, cuja composição química é Na8 (Cl2Al6Si6O24) (silicato de sódio e alumínio com cloro). Fortalece a comunicação e a expressão criativa. Ajuda a ser mais objetivo e menos crítico sobre os modos de lidar com a existência. Indicada para as pessoas nascidas nos dias 8, 17 e 26. É regido por Saturno.

Turquesa De composição química CuAl2 [(OH)2 / PO4]4 4H2O (fosfato de alumínio e potássio, contendo cobre), a turquesa protege o corpo de envenenamentos. Protege os viajantes. Seu poder de proteção aumenta quando é dado um presente. Transmite paz à pessoa. Esta associada aos olhos e a cabeça. Indicada para pessoas nascidas nos dias 7, 16 e 25. É regida por Kethu.

Turmalina A Turmalina é famosa pelo seu poder de absorver a luz, transmitindo para a pele e ajudando no equilíbrio eletroquímico do corpo. Ajuda na concentração, absorve energias mentais negativas, protegendo a pessoa que estiver usando. Aumentar a capacidade de discernimento e de tomar decisões. Ajuda a interpretar os sonhos. É indicada para crianças com dificuldade de aprendizado. É regida por Mercúrio.

O USO DOS CRISTAIS EM JÓIAS


COLAR - Como é usado no pescoço enfatiza a qualidade da voz e o Chakra da garganta, que representa a força de vontade e o uso que faz dela. Um colar na altura do coração estimula o Chakra do coração e a circulação sanguínea.

Um comentário:

  1. Devaaaaaaaa tenho lido bastante o seu blog e não tenho preguiça de ler nadinha!! Quanto aso cristais, mesmo eu lendo tanto sobre a cultura indiana, não tinha a certeza que era utilizada a energia das pedras pelso indianos! Eu tenho meus cristais!! Amo!!! Só não seu se utilizo direitinho, mas tenho várioss!
    Eu tenho um pé na índia Deva!!! EU TENHO CERTEZA DISSO!
    Nasmate!
    Marcela_Recife

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.