segunda-feira, 15 de junho de 2009

Chai Chai Masala Chai...

Masala Chai (मसाला चाय - "chá com especiarias") é uma bebida do subcontinente indiano feita a partir da produção de chá com uma mistura de especiarias e ervas aromáticas indianas.
Sozinho, chai significa apenas chá em boa parte do mundo, mas no hemisfério ocidental, principalmente para os falantes do inglês, "Chai" é frequentemente usado no lugar de "Masala Chai".
Na India o Masala Chai é super popular e tem até horários para servido.Por ser feita com especiarias é altamente energética, revitalizante e digestiva,sendo uma bebida tradicional
revigorante, com sabor forte de especiarias, preparada com as chamadas especiarias "quentes". A maioria dos masala chais incorpora um ou mais dos seguintes componentes: cardamomo, canela, gengibre, anis, pimenta e cravo.
Tradicionalmente, cardamomo é a nota dominante. As misturas para masala e cozinha indiana também usam comumente outras especiarias como cravo, gengibre ou pimenta do reino; as últimas duas adicionam um sabor picante agradável. Na Índia costuma-se usar gengibre fresco.
Entretanto, na Índia Ocidetal, folhas de menta são consideradas um ingrediente principal, ao passo que anis, pimenta e canela são expressamente evitadas.A versão Kashmiri do chai é feita com chá verde ao invés de chá preto e possui uma mistura mais sutil de sabores: amêndoas, cardamomo, canela, cravo e algumas vezes açafrão.
Outros ingredientes possíveis são noz-moscada, sabor de rosa (pétalas de rosa são fervidas junto com o chá) ou raíz de licorice.

Vamos aprender fazer um simples Masala
Chai no video:
Você pode acrescentar além do hortela,chá preto,açucar,gengibre,aguá e leite os seguintes condimentos :cardamomo, canela,anis, pimenta e cravo.


3 comentários:

  1. Namastê, Deva...
    cheguei aqui pelo blog da Gloria Perez, e tbm já vi vc em uma foto de bastidores da novela Caminho das Indias.
    Parabéns pelo seu blog, é muito interessante, vou tentar ler todos os artigos e aprender um pouquinho mais sobre a cultura indiana.
    Ah, e uma curiosidade, vc mora na Índia?
    Chukcriá, Patricia (AP)

    ResponderExcluir
  2. Devaa!!!
    EU AMEI ESTA RECEITA DE TCHAI!!
    Nossa, muitooo bom!
    Vou tentar fazer aqui com o chá preto, uma vez que amo chá, tomo de diversos ingrediente, mas acredito que com a pimenta fica muito forte...
    Enfim, mas ameiiiiii!
    Gostaria de ter também uams receitas. Comprei um livreto de culinária indiana.... samossas, chapati... mas tem muitas especiarias que aqui eu não encontro..Namste!
    Marcela_recife

    ResponderExcluir
  3. Namaska.!!!!!! td bem minha mãe é indiana as vezes vou a india lá é lindo amo todas as roupas de la principalmente os saris já bebi muitas vezes o masala chai mesmo sendo muito forte !!!!!!!! bjuuuuus !!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.