segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Dança Bhangra

A dança Bhangra esta conquistando o Brasil através de Caminho das Indias,resolvi criar esse post para falar um pouco sobre ela.
O Bhangra é um estilo de música e dança folclóricos do estado do Punjab, na Índia, que atualmente tem sido remixada com vários outros tipos de músicas e tem se tornado muito popular em todo o mundo e principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde a comunidade indiana é grande.
Na Índia, alguns artistas que fazem sucesso são Bally Sagoo, Aaja Nachle e Dahler Mehndi, com músicas como “Bolo Ta Ra Ra” e “Ho Jayegee Balle Balle” e Punjabi MC, com “Mundiyan To Bach Ke”.
Já a dança Bollywood (junção das palavras Hollywood com Bombay – capital cinematográfica da Índia) surgiu da famosa indústria cinematográfica indiana e acabou se tornando um estilo de dança. Esse estilo de dança consiste em uma fusão de danças indianas clássicas e folclóricas (tendo como principal elemento o Bhangra) com outros estilos orientais e ocidentais (clássicos, modernos, contemporâneos e folclóricos).As danças indianas são famosas por seu ritmo contagiante e a frenética batida do “dhol”, uma espécie de tambor.
As músicas são tão animadas que nenhum indiano (e nenhum brasileiro) consegue ficar parado.
O melhor de tudo é que essas danças alegres e energéticas também fazem muito bem à saúde. Os benefícios são inúmeros, tais como condicionamento físico, perda calórica e fortalecimento muscular,além da dança ajuda também a relaxar e aliviar o stress.
As partes do corpo mais trabalhadas são as pernas, os braços, os glúteos, o abdômen, as costas e o peitoral. Os exercícios ajudam a melhorar o equilíbrio, a memória motora e a autoconfiança.
“Cada região da Índia possui ritmos e músicas diferentes. As músicas mais populares são de filmes de Bollywood”.
Nas danças como Bhangra e Bollywood, usam-se roupas tradicionais como Langhas ou Sarees para as mulheres e Kurta Pyjama para os homens.
As músicas mais populares Bhangra são de filmes famosos na Índia, como ´Kajra re´, do filme Bunty aur Babli, ´Beedi Jalaile´, do filme Omkara e ´Salaam´, do filme Umarao Jaan.



Na Índia existem vários tipos de danças, folclóricas e clássicas, dependendo da região. Conheça alguns estilos de danças indianas.

Estilo clássico:

- Bharathanatyam – Esse estilo é a forma mais pura e tradicional de dança clássica da Índia. É considerada a mais antiga de todas as formas, sendo extremamente tradicional e conhecida por sua graça, pureza e poses esculturais. Considerado a mãe de todos os estilos de danças clássicas indianas, o Bharathanatyam ou Bharat Natyam, nasceu e se desenvolveu no sul da Índia, no estado de Tamil Nadu e calcula-se que sua idade remonta mais de cinco mil anos.
- Kuchipudi - Estilo de dança clássica do estado de Andra Pradesh, no sul da Índia. Em um dos seus itens, a bailarina dança sobre um prato de latão levando um pote, também de latão, com água em cima da cabeça, enquanto executa a dança com grande destreza. Kuchipudi é uma técnica que utiliza um trabalho rítmico de pés muito rápido e bastante elaborado. - Mohinyiattam - É também originário do estado de Kerala, no sul da Índia. Seus movimentos lembram as ondas do mar arábico e o movimento dos coqueiros de Kerala, conferindo extrema graciosidade, fluidez e delicadeza à dança. A graciosidade dos movimentos é complementada pelo austero saree branco com a borda dourada, típico de Kerala. - Bhangra Dance - Dança foclórica do estado de Punjab, no norte da Índia. Consiste em vários movimentos das mãos, dos pés e dos ombros de acordo com a batida da música. Estilo moderno:

- Bollywood Dance – Esse estilo de dança é conhecido como Bollywood, pois é uma mistura de estilo clássico de dança indiana e passos modernos como jazz e hip hop. É um estilo moderno e as músicas são tiradas dos filmes indianos. Existem vários estilos e espero que tenha gostado dos que postei aqui.Quem se arrisca aprender???
Entre em contato com minha amiga a Professora Patricia Romano para saber mais sobre dança clássica Indiana pelo site : http://www.natyalaya.com.br/
Patricia Romano é bailarina, coreógrafa e professora de Dança Indiana dos estilos clássicos Bharathanatyam, Mohiniyattam e Kuchipudi, além de estilos semi-clássicos, folclóricos e da moderna dança do cinema indiano conhecido como Bollywood.

16 comentários:

  1. Oi adorei adorei saber sobre as danças não conhecia o blog ADOREI. Por coicidência também me chamo Daniele e meu signo também é câncer.
    Até mais bjus

    ResponderExcluir
  2. oiee!! ramam tem a familia do punjab e menina quanod eu estava eles se encontravam e faziam aquelas festas com dj e tudo, hehe, maior barato e tudo ao som do bangra.. e realmente tem que ter uma energia pra acompanhar eles"" beijos

    ResponderExcluir
  3. querida Deva, qual a tradução do meu nome para hindu?sabes significado? aguardo ansiosamente pelas tuas novidades. cada vez sinto-me + próxima da Índia.bjs***cláudia (www.maosdelotus.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. oieee! parabéns pelo seu blog!!
    sou educadora em meu municipio (puxinanã Paraiba) e coordeno um grupo de danças e nossos planos p 2009 é uma dança indiana, como é um trabalho c crianças gostaria de saber se sabe se há especificamente uma dança de origem indiana p crianças?
    xerooo
    ah! e já add seu blog nos meus favoritos!!!
    e-mail: joselma_mjdfsl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. ADOREI SEU BLOG..ABRAÇOS..DE UMA EXPIADA NO MEU E COLEI UMAS DEFINIÇÕES SUA OK? MAS COLOQUEI A FONTE...PARABÉNS www.mercadodasalvacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Querida, adorei seu blog!
    eu vou lhe pedir um favor, se possivel você conseguir me ajudar ficarei muito grata!
    é o seguinte: se você conseguisse informações sobre a vida de jovens indianos, como é o lazer deles os costumes e o que eles pensam sobre o futuro. Eu precisaria dessas informações para um trabalho de faculdade, porque esta dificil de achar isso na web. Muito Obrigada!
    Beijôs! Mariana.

    ResponderExcluir
  8. eu adoro as danças e musicas indiana e pretendo começar a aprender o mais rapido possivel essa delicia de ritmo cintia

    ResponderExcluir
  9. eu amo dança indiana eu acho tao bonita animada legal etc beijos .......... india are arebaba thique sare

    ResponderExcluir
  10. oi gostei muito do blog.....
    ja ffaz algum tempo que gosto deste estilo de música ....e tb tenho um blog...

    ResponderExcluir
  11. Amei o video e td +
    gostaria de saber como é a tradução
    do meu nome em hidu?bjokas keyla

    ResponderExcluir
  12. olá,tudo bem?
    vou fazer uma apresentação na escola,festa das nações..cada sala representará um país! O da minha sala é a Índia,estamos pensando em fazer a coreografia do fim do filme "Quem quer ser um milionário" a música é Jai Ho..você tem alguma dica de roupa de fácil acesso para podermos usar? Pensamos em usar o "Sári" aquele pano enrolado..e também precisamos de comidas típicas,alguma sugestão que não seja tão exótica? Muito Obrigada,aguardo respostas..
    Marina- Três Pontas MG

    ResponderExcluir
  13. ola eu passei aqui procurando o significado de "mangalsutra"e fiquei apaixonada pelo seu blog...eu amo a india seus costumes e seu povo mesmo sem conhecer o país.vc esta de parabens...obrigada pelo trabalho de trazer até nós maravilhas como todas contidas aqui.

    ResponderExcluir
  14. Muito show amei essas coizas ajudaram muito na minha pesquisa...

    ResponderExcluir
  15. Fiquei curiosa por conhecer os costumes indianos porque vou receber um hospede da Cidade Punjab

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.