quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dalits

A difícil vida dos dalits na Índia

Hoje em dia na Índia ainda existe o sistema de castas,mesmo sendo abolido,muitos jovens dos grandes centro como New Delhi e Munbai já estão quebrando esse tabu digamos assim,afinal a globarização esta chegando na Índia,existe muitos intocavél na sociedade assumindo cargos altos e ate mesmo sendo presidente de multinacionais.Logicamente nos olhos dos tradicionalista continuam sendo Impuros,ou seja,a "poeira sob os pés" não pertence às castas, que são os Dalit ou párias, os chamados intocáveis (a quem Mahatma Gandhi deu o nome de Harijan, "filhos de Deus"). São constituídos por aqueles (e seus descendentes) que violaram os códigos das castas a que inicialmente pertenciam. São considerados impuros e, por isso, ninguém ousa tocar-lhes.
Acredito que mesmo se tratando do país digamos ESPIRITUALISTA,esse tipo de metalidade esta mudando,mas ainda vai demorar muito para entenderem que os dalit são pessoas igual a bramanes(muitos bramanes fazem trabalhos iguais aos dalit,mas pela casta não são comparado aos dalit).

Sempre me deparei com os dalits na India e tento ajudar de alguma forma,conheço familia de dalits e existe crianças tão inteligentes,precisam apenas de oportunidades na vida e serem reconhecidos como seres humanos não pessoa imundas,estava pensando como as pessoas recebe a bençoa dos mais velhos pelos pés sem pensar nos DALITS,afinal eles sao considerado a POEIRA SOB OS PÉS DO DEUS HINDU.
Afim poucas pessoas no mundo tem experimentado um nível de abuso e pobreza como os 300 milhões de Dalits ou “intocáveis” da Índia. Por 3.000 anos eles tem vivido num ciclo de discrimação e desespero sem esperança de escape. Para os Dalits, dor e sofrimento são parte da vida. Eles estão presos a um sistema de castas que nega a eles adequada educação, água potável, empregos com decente pagamento e o direito à terra ou à casa própria. Discriminados e oprimidos, Dalits são freqüentemente vítimas de violentos crimes.Em 15 de Outubro no Estado de Haryana, cinco jovens Dalits foram linchados por uma multidão por tirarem a pele de uma vaca morta, da qual eles tinham legal direito para fazer. A Polícia, segundo consta, ficou parada sem nada fazer e permitiu que a violência continuasse.
Em 1999, vinte e três trabalhadores agrícolas Dalits (incluindo mulheres e crianças) foram assassinados por seguranças particulares de um fazendeiro de alta-casta. O crime deles? so por que ouviram um partido político local com considerações que ameaçavam o domínio do fazendeiro sobre Dalits locais como mão de obra barata. Embora leis contra a descriminação de castas tenham sido aprovadas, a discriminação continua e pouco é feito para processar os acusados. Em anos recentes, porém, tem havido um crescente desejo por liberdade entre os Dalits e castas baixas hindus. Líderes como Ram Raj tem vindo a frente exigindo justiça e liberdade da escravidão das castas e da perseguição. Um detalhada “Carta dos Direitos Humanos dos Dalits” foi redigida com apelos para a Comunidade Internacional e para a ONU, na esperança que isto colocaria um pressão possitiva sobre o Governo Indiano. Apesar de a Índia ser um país esta em desenvolvimento, o sistema de castas ainda é muito forte, revelando-se, muitas vezes, sutilmente nas relações e, em outros casos, exageradamente. "Minha casta é meu destino", dizem os indianos, o que é algo muito bom se você estiver no topo da hierarquia, como os Brâmanes. No entanto, quando se está na faixa mais baixa da hierarquia da sociedade de castas é preciso lutar muito para conseguir ser tratado dignamente e ter seus direitos respeitados no dia-a-dia.


Dalit no Poder
Desde 1947, com a independência da Índia e a abolição oficial do sistema de castas, os Dalits (Intocáveis) estão se tornando uma força política importante. A sua principal representante é Kumari Mayawati (na foto ao lado), de 52 anos, governadora do estado mais populoso do país, Uttar Pradesh (que tem cerca de 170 milhões de habitantes). Seus eleitores a chamam de Behenji, irmã.

Vencedora
A jovem Smita Patil (foto ao lado), nascida dalit, conta que os membros
dessa casta são chamados de "intocáveis" porque vivem à margem da sociedade, são os trabalhadores mais explorados, os catadores de lixo. Por tudo isso, a casta dalit pertence à parte mais desfavorecida da sociedade indiana.

Mentalidade antiga

Smita conseguiu, de certo modo, romper com seu passado. Ela e a família se converteram ao budismo, prática comum entre pessoas de castas "inferiores".jovem acabou de se doutorar em direito das mulheres dalit, na Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Déli. No entanto, Smita diz que os estudos não mudam a maneira como é tratada pelas pessoas das castas "superiores".
"Apesar de a Índia se proclamar moderna, a mentalidade ainda não é tão moderna assim. A religião a que você pertence não faz tanta diferença quanto à casta. Não importa quem você é, seu passado estará sempre te perseguindo no presente", conta Smita.
A jovem dalit lembra que seus colegas de estudo, que são brâmanes, não aceitavam um copo de água tocado por ela por medo de serem "poluídos". Recorda-se ainda de amigos que deixavam de convidá-la a jantares, pois os pais deles não aceitam o fato de seus filhos se relacionarem com uma dalit.
Isto na Índia moderna. Nos vilarejos, os dalits sofrem injustiças muito mais graves. Smita diz que muitos casos de abuso ficam sem apuração, não chegando ao conhecimento de ninguém.

Amor entre castas
O casal Rakesh Singh e Chanda Nigam (foto ao lado), que batalha contra esse tipo de injustiça,

criou uma ONG chamada Safar para defender os direitos das minorias.
Rakesh pertence a uma casta vista como "superior" e Chanda é dalit. Eles têm um casamento intercastas, o que é considerado um tabu na sociedade indiana. O casal, aparentemente comum, tem algo que os diferencia: a extraordinária história de amor que irradia pelo espaço alegre que criaram para a família.
"Foi puro acaso nos termos tornado marido e mulher. Mas o propósito por trás dessa união foi o trabalho, trabalho social. Não deveria haver nenhum tipo de preconceito, sob nenhuma condição. Mas hoje ainda temos discriminação baseada em gênero, religião e castas. Há discriminação de todo tipo no trabalho. Se pudermos contribuir, nem que seja com um pouquinho para mudar essa situação, já teremos feito algo de bom", afirma Singh.

So espero que um dia essa mentalidade mude e que as pessoas sejem mais humanas...Namaska...Deva

fonte: http://www.parceria.nl / http://especial.caminhodasindias.globo.com/diario-de-bordo/category/castas/page/2/ )



3 comentários:

  1. oieee, nossa to adorando tudo, vc esta nos surpreendendo!! esse blog esta rico de cultura :).. beijos

    ResponderExcluir
  2. a educação seria o ponto de partida pra todo mundo ....

    ResponderExcluir
  3. Adorei pois mostra que na Índia também tem preconceito das classes sociais.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.