Assim como o islamismo, o hinduísmo ganhou status de ordem política, já que essa religião ensina que a lei (dharma) criou os humanos e a própria natureza sob um sistema de castas. Cada indivíduo pertence à casta que merece. Quanto mais alta a casta, maior evolução espiritual a pessoa tem, ao menos em tese. Mas o sistema de castas há muito tempo já foi proibido por lei na Índia, apesar de ainda ser seguido em alguns locais na zona rural do país.
Uma peculiaridade da cultura indiana é o sistema de castas. A casta é um sistema de estratificação social hereditário, fundamentado na religião hindu.
Mas atenção: a casta não deve ser confundida com classe social; ela não está necessariamente ligada à riqueza ou pobreza. O indivíduo nasce e morre dentro de sua casta e a transmite a seus filhos, independente de quantos bens venha a juntar ou dos méritos que venha a acumular.
A casta não é regida pelo que uma pessoa possui, mas pelo que ela é. Portanto, é imutável, não permite nenhuma mobilidade.
A origem
Segundo o hinduísmo, a humanidade nasceu de um único deus: Brahma. Porém, cada um se originou de diferentes partes de seu corpo.
Esse é o critério para classificar as 4 castas básicas:
A boca (Brahmin) representa os sacerdotes, filósofos e professores;
Os braços (Kshatriya) são os militares e os governantes;
As pernas (Vaishya) são os comerciantes e os agricultores;
Os pés (Shudra) são os artesãos, os operários e os camponeses.
Os Dalits são os sem casta porque não nasceram do corpo de Brahma. São a poeira sob seus pés,chamados também os “sem-casta” ou intocáveis, são párias.Eles realizam os trabalhos considerados impuros para as outras castas, como a limpeza de excrementos, a lida com os cadáveres.
Os dalits não podem beber água na mesma corrente dos demais, não lhes é permitido entrar nos templos, nem mesmo tocar, com seu corpo ou com sua sombra, um indivíduo pertencente a qualquer casta.
Luta contra o preconceito
Gandhi foi um dos que lutaram pela inclusão dos intocáveis. Ele próprio passou a lavar o seu e outros banheiros, numa atitude simbólica que tinha por finalidade demonstrar a igualdade entre os homens. Se fosse pelas aparências, o miúdo e tímido Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), conhecido como Mahatma Gandhi, jamais teria chegado a ser o líder que foi. Mas, como todo mundo sabe, as aparências enganam e a história dá voltas. E as voltas que Gandhi deu na história foram muitas: por meio do conceito de ahimsa (“não violência”), conquistou a independência da Índia e, sem deixar de ser hindu, protestou contra a hierarquia das castas. Gandhi também acreditava que a exclusão dos intocáveis era uma perversidade do hinduísmo tradicional. Para ele as castas deveriam existir para abrigar os diferentes talentos de cada um e não para oprimir as diferenças.Autor de muitas frases célebres, Gandhi disse uma vez:
“As religiões são CAMINHOS DIFERENTES convergindo para o MESMO PONTO. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos O MESMO OBJETIVO?”
Depois da independência da Índia, em 1947, um intocável, o Dr. Ambdkar, participou da redação da nova constituição, que aboliu as castas - da lei, mas não dos costumes. Elas vigoram até hoje, mais fortemente nas regiões rurais, e o governo da Índia tem feito campanhas sistemáticas no intuito de transformar esse quadro, estimulando com prêmios casamentos entre castas e proporcionando aos dalits o direito à educação e ao mercado de trabalho. Apesar de ainda encontrarem muita resistência, os dalits já fizeram conquistas consideráveis: entre outras, a eleição de Mayawati, uma intocável, para governadora do estado de Uttar Pradesh.
Vamos lutar sempre por mais igualdade nesse mundo,independente do PAÍS,igualdade entre os homens e paz na Terra;......Namastê.....Deva
sexta-feira, 15 de maio de 2009
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Amei a sua materia explicou muita coisa ...sempre que vejo um hare crhsna fico perguntando sobre os deuses e vc explicou tudo um abç.
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