sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

FESTIVAL DO HOLI (01.03)

O Holi é um festival celebrado na Índia, todo ano entre fevereiro e março, que comemora a chegada da Primavera no Hemisfério Norte. Esse ano sera comemorado dia 01.03. Neste dia, as pessoas jogam tinturas das mais diversas cores em todo mundo, com muita bebida, comida e música. Essa brincadeira começa quando as crianças jogam as tinturas nos pais e irmãos, que no final, todos estão pintados por inteiro. Veja a historia completa no link abaixo:
http://deva-dani.blogspot.com/2009/03/o-que-e-holi.html Feliz Holi a todos....Namaskar...Deva

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sexta dia 12.02 - Maha Shivratri (Noite de Shiva)

Partindo dos três princípios,são representados por Brahma (Criação),Vishnu (Preservação) e Shiva (Destruição/Transformação).
Shiva domina a energia de Tamas, que representa a inércia ou ignorância e deve ser eliminada para que haja a renovação. Todas as noites anteriores à Lua Nova (em outras palavras, a última noite da Lua Minguante) são consideradas “Noites de Shiva”, sendo que no 14o dia do mês hindu de Phalgun (entre fevereiro e março do nosso calendário), temos o Maha Shivaratri que, segundo alguns seria o Casamente de Shiva e Parvati e, segundo outros, é quando ele realiza a dança primordial da criação, preservação e destruição.
Este ano, o Maha Shivaratri acontece na noite do dia 12 de fevereiro.
Neste dia os devotos observam o jejum, alguns vão a procissões ate ao templo de Shiva, dia de extrema adoração ao Shiva Linga e cantam o mantra OM NAMAH SHIVAYA.
Para os hindus, a Lua rege a mente. No momento que antecede a sua renovação, temos, então, a oportunidade de transformá-la, liberando-a de todos os venenos que obscurecem a consciência da Unidade e de uma vida mais plena.
O Shiva Lingam é adorado durante a noite, lavando-O a cada três horas com leite, coalhada, mel, água de rosas, etc., enquanto se canta o Mantra: Om Namah Shivaya continuamente. Oferendas de folhas de Bael são feitas para o Lingam. As folhas de Bael são muito sagradas, e é dito que Laskshmi mora dentro delas. Hinos em louvor ao Senhor Shiva, como o Shiva Mahimna Stotra do Pushpadanta ou Ravana Shiva Tandava Stotra são cantados com grande fervor e devoção. As pessoas repetem o Panchakshara Mantra: Om Namah Shivaya. Aquele que entoa os Nomes de Shiva durante o Shivaratri, com perfeita devoção e concentração, fica livre de todo os pecados; ele alcança a morada de Shiva, e viverá feliz lá. Ele será liberado da roda de nascimentos e mortes. Muitos peregrinos afluem aos locais onde estão os templos de Shiva nesta data....
A promessa do Senhor Shiva
Quando a criação foi completada, Shiva e Parvati vieram viver no topo do Monte Kailas. Parvati perguntou: “Ó venerável Senhor! Quais, entre os muitos rituais observados em Vossa honra, mais Vos satisfaz?” O Senhor Shiva respondeu: “A 14ª noite da lua nova, na quinzena escura, do mês de Phalgun, é o meu dia mais favorito. Ele é conhecido como Shivaratri. Meus devotos dão-me grande felicidade simplesmente por jejuarem, do que pelo cerimonial de banhos, ofertas de flores, e doces incensos.
O devotos observam estrita disciplina espiritual no dia de adoração a Mim, em quatro diferentes formas, durante quatro períodos de cada três horas na noite. A oferenda de algumas folhas de Bael é muito preciosa para Mim, mais do que jóias e flores. Meus devotos banham-Me no leite no primeiro período, em coalhada no segundo, e com manteiga clarificada no terceiro, e com mel no último e final período. Na manhã seguinte, eles devem alimentar os Brahmins por primeiro, e após a realização das cerimônias prescritas, eles podem quebrar o jejum. Ó Parvati! Não há ritual o qual possa ser comparado com esta simples rotina na santidade.”
Parvati ficou profundamente impressionada pelas palavras do Senhor Shiva. Ela repetiu isso para Seus amigos, que a seu turno, passaram para os governantes sobre a Terra. Assim foi a difusão do Shivaratri por todo o mundo.
Devido Lord Shiva ser o Senhor da destruição ou dissolução e faz parte da trindade sagrada indiana (Brahma, Vishnu e Shiva). Ele destrói as tendências negativas da mente para que algo novo possa nascer. Isto pode ser simbolizado através da dança cósmica (Shiva Nataraj) que é a dança que simboliza a dissolução e o nascimento do universo.
Apartir dessa promessa os devotos de Shiva no Maha Shivratri acordam cedo e tomam um banho ritual, preferivelmente nas águas santamente do rio Ganga. Isto é seguido pela adoração ao deus de Sun, ao Vishnu e ao Shiva de acordo com o rito da purificação observado em festivais Hindu da mais alta importância. Os devotos então vestem roupas novas e visita o templo o mais próximo de Shiva. Como uma tradição, os devotos ficam em jejum durante dos dia e noite nem uma gota de água deve ser tomada(para os tradicionalista).
Shiva Purana mais adicional diz aquele que executa o Pooja de Shiva Linga com os seis artigos(ingredientes digamos assim) diferentes que incluem o leite, o iogurte, o mel, a ghee, o açúcar e a água.De acordo com a mitologia, cada um dos seis artigos usado no pooja abençoa uma qualidade original: • O leite é para a bênção da pureza.
• O Yogurt é para a prosperidade.
• O mel é para o discurso doce.
• A ghee é para a vitória.
• O açúcar é para a felicidade.
• A água é para a pureza.
Os Pooja também sao excelentes para beneficia as mulheres. Quando, as mulheres casadas pooja a Shiva para o bem estar de seus maridos e filhos, as mulheres solteiras pooja para ter um marido como Shiva, que é considerado ser o marido ideal.
Durante este pooja, os cantos de OM Namah Shivaya e os sons dos sinos reverberantes no templo.
Depois do banho com leite, iogurte, mel, ghee, açúcar e água que ajuda na purificação da alma uma pasta vermilion é aplicada no Lingam enquanto representa a virtude. Estes seis artigos fazem parte indispensável de Shivaratri, seja ele uma cerimônia simples em casa ou adoração grande do templo. Os devotos igualmente queimam varas do incenso como é dito render a riqueza. Muitos igualmente iluminam lâmpadas para simbolizar a realização do conhecimento. Diz-se que oferecendo a água, abraçando o Linga, iluminando o diya e o incenso e soando os sinos do templo, os devotos chamam no foco todos seus sentidos, fazendo aguça seu EU interior e universo a que pertencem.

Esta adoração ritual do senhor Shiva continua com o dia e a noite de Shivaratri. Os devotos permanecem acordados nos templos de Shiva cantando o mantra `OM Namah Shivaya e hinos cantando e versos no elogio do senhor Shankar.
Espero que todos que estão aqui no meu Blog seja abençoado pelo Lord Shiva e que a renovação seja sempre constante para evolução espiritual.....Viva Lord Shiva..
Om Namah Shivaya....Namaska...Deva

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Salve os tigre da India

Venho hoje publicar uma materia que vi no Blog Indiagestao que mexeu comigo,sobre os tigres da India sendo massacrados,acredito que podemos pelo menos mudar esse quadro antes que um dia so tenhamos fotos dos mesmos .Coloco abaixo na integra a materia,ajude a divulgar voce tambem....Namaste...Deva
.
.
Namaskar
No inicio do seculo 20 haviam cerca de 40 mil tigres na India.
Hoje, seculo 21 ha somente 1.400 tigres vivos.
Por favor ajude e divulgue o esforco da WWF-India para salvar os tigres indianos.
Me ajude e repasse este post a seus amigos, principalmente os indianos.
http://www.saveourtigers.com/
A matematica indiana nao eh justa, 1 Bilhao e 200 Milhoes de humanos para somente 1.400 tigres!!! Sabe porque os indianos matam seus tigres??? Para vendo-los aos chineses.
Por que os chineses compram tigres indianos????????? Para come-los!
Fonte : Sandra Bose -Indiagestao.
http://indiagestao.blogspot.com/2010/02/ajude-salvar-os-tigres-indianos.html

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Massagem dos marmas

Marmas
O ponto Marma é definido como o encontro anatômico de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações. Quando existe algum tipo de trauma em algum desses marmas, bloqueios de energia surgirão e o corpo físico poderá responder com dores ou outros tipos de desarmonias.
Em todo o corpo existem 107 marmas, que são divididos da seguinte forma:
11 marmas
referentes aos músculos
41 marmas veias e arteiras
8 marmas referentes aos ossos
27 marmas referentes aos tendões
20 marmas nas áreas vulneráveis.
Um trauma como uma batida ou um corte em uma parte do corpo que exista um Marma, pode proporcionar, dores nos músculos ou uma anemia, por exemplo. A força da vida ou energia vital de acordo com a Ciencia do Ayurveda depende do bom funcionamento dos pontos marmas.
Para harmonizar estes pontos propriamente o Ayurveda recomenda massagens com pressões proporcionais para que estes pontos vitais voltem funcionar normalmente. Os movimentos em cada ponto, que será definido através de um diagnostico Ayurveda, deverão ser realizados com perícia, por um terapeuta especialista neste tipo de terapia. Os Marmas quando trabalhados indevidamente podem proporcionar mal estar ou ate mesmo promover um total desequilíbrio no corpo físico.
Na Índia antiga os experts em Ayurveda usavam os pontos marmas para promover anestesia local e assim realizar uma cirurgia. Assim sendo, fica claro que estes pontos tem um neles um grande poder sobre a consciência.
Desta forma através da manipulação destes pontos podemos ativar e desativar memórias dolorosas que escondidas na mente inconsciente causam traumas e desarmonias emocionais, como síndrome do pânico, fobias, ansiedade, depressão, melancolia e baixa da auto estima e stress em modo geral.
Dores musculares e articulares, muitas vezes estão ligadas ao bloqueio de algum Marma que em épocas remotas ou recentes, foi atingido e armazenado ali, uma estagnação de energia que impede que a mesma flua nutrindo estes tecidos tão requisitados pelos vários movimentos diários que o corpo físico necessita.
A obesidade, causada por um acumulo do dosha kapha, muitas vezes ligada a má digestão e acumulação de material não digerido, muito pode ser auxiliado no tratamento através da manipulação de pontos marmas proporcionando o reeqüilíbro da digestão e eliminando a acumulação do lixo orgânico.
A fadiga é uma diminuição da força da vida, um desequilíbrio do dosha vata, que esta ligada ao chacra básico, pontos marmas localizados nos membros inferiores e na região abdominal, quando manipulados ajudam a reequilibrar a energia vital, aumentando a força da vida e tratando a fadiga crônica.
Constipação intestinal, um desequilíbrio muito comum na nossa sociedade, devido a hábitos alimentares errados e bloqueio dos srotas (sistema de canais do corpo), e muitas vezes causada por desarmonias emocionais, tem uma excelente respostas com a manipulação dos marmas.
Fonte : Ibrata - Dr.Ma Prem Ila