quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A Rúpia Indiana ganhou um novo simbolo.


Assim como o Dólar Americano, o Yen Japonês e a Libra Esterlina, desde o dia 15 de julho a Rúpia passou a ser identificada através de uma nova figura.
Escolhido o novo símbolo da Rúpia indiana. O novo símbolo da rupia é uma modificação de uma letra do alfabeto devanágari, que é usado para escrever hindi, a língua oficial da Índia. Ele foi desenhada por D. Udaya Kumar, um estudante do Instituto Indiano de Tecnologia, que estudou tipografia, alfabetos e métodos antigos de impressão. Ele parece com uma letra R maiúscula, menos sua perna vertical, e com o acréscimo de duas linhas horizontais passando pela parte curvada superior.

O símbolo vencedor de Kumar foi escolhido dentre mais de 3 mil símbolos apresentados e cinco finalistas, e foi aprovado pelos principais ministros de governo da Índia na quinta-feira. Kumar, que começará na sexta-feira a lecionar como professor assistente na universidade em que estudou, disse para um canal de notícias local que é uma “grande honra” fazer parte da história da Índia. Ele levará para casa um prêmio de 250 mil rúpias, ou cerca de US$ 5.363.

O símbolo dará “um caráter distinto e identidade à moeda e acentuará ainda mais a força e robustez da economia indiana”, disse o Ministério das Finanças em uma declaração na quinta-feira. Também ajudará a distinguir a moeda da Índia de outras com nomes semelhantes ou idênticos, como as rupias nepalesa, paquistanesa e indonésia.

Frequentemente leva vários anos para que um novo símbolo de moeda seja adotado ao redor do mundo.
Para a Índia, o próximo passo após a aprovação pelo governo é sua apresentação ao Consórcio Unicode, uma organização sem fins lucrativos de muitos dos maiores fabricantes de software do mundo, que criou um código padrão de computador para representar muitas das línguas do mundo. Uma organização setorial de tecnologia indiana, a Nasscom, pedirá aos desenvolvedores de software que incluam o símbolo em seus novos produtos e os fabricantes de teclados indianos serão encorajados a incluí-lo em seus novos produtos.

Para homenagear a novidade, nesta sexta-feira, estudantes indianos formam o sinal da nova moeda sentando no chao de uma escola na cidade de Chennai.
Hoje com certeza a India esta se tornando cada vez mais um País Globarizado....Namaste,Deva.

Um comentário:

  1. Oi minha amiga,

    Passei aqui para deixar um beijo no seu coração.

    WWW.ateliersurile.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.

 
Copyright 2009 Deva - Índia e seus encantos..... Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase