quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DIWALI (17 de Outubro)

Diwali é considerada festa religiosa hindú conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e estouram rojões e fogos de artifício. Esse festival celebra o assassinato do malvado Narakasura, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal. O Diwali é um grande feriado indiano, e um importante festival no Hinduísmo, Sikhismo, o budismo, e Jainismo. Muitas lendas são associados com Diwali. Hoje em dia é comemorado pelos hindus, sikhs e Jains em todo o mundo como o "Festival das Luzes", onde as luzes ou lâmpadas significar vitória do mal sobre o bem dentro de cada ser humano. Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que vem no mês de outubro ou novembro.
Veja o post completo sobre Diwali :http://deva-dani.blogspot.com/2008/09/diwali.html
Na Índia, o Diwali é hoje considerado um festival nacional, e ao aspecto estético do festival é a maioria índios usufruídos pelos independentemente da fé. Para os Indianos no periodo do Diwali é primordial seguir corretamente os Pujas do dias abaixo:
Dia 1 (15/10) - DhanterasDhan significa riqueza. Nesse dia sao feitas oracoes a Deusa Laxmi, deusa da riqueza e prosperidade para pedir prosperidade no ano que se inicia.Ele 'e celebrado mais entre comerciantes e empresarios. Dia 2 (16/10) - Pequeno Diwali (Choti Diwali) é um Diwali em escala menor. Fogos de artificio são visto mas não em grande quantidade. Pujas a Laxmi são feitas em alguns lugares principalmente no sul da India.
Dia 3(17/10) - Laxmir Puja no Diwali é principal dia do Diwali.Logo na manha a mulher da casa desenha o rangoli na entrada.Acendem-se velas e diyas pela casa. O puja a Laxmir é o momento mais importante do Diwali para dá prosperidade e riqueza o ano todo. Após o puja o Diwali é celebrado com uma queima de fogos de artificios quase a noite toda.
Happy Diwali a todos.....Deva Shakti

3 comentários:

  1. Amei sua explicação sobre o Diwali, Deva. Tão bem exposto. Finalmente, eu consegui entender melhor. ;). Feliz Diwali para você. Muita Luz no seu caminho sempre. Beijos, Malu.

    ResponderExcluir
  2. Namaste Deva!
    Vim aqui dizer que seu blog é lindo!
    Eu sou apaixonada pela Índia e seus costumes, além de ser apaixonada por um indiano, se Deus permitir um dia irei encontrá-lo.
    Virei sempre ver seu blog, parabéns!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.