segunda-feira, 9 de março de 2009

O que é HOLI?

O Holi é um festival celebrado na Índia, todo ano entre fevereiro e março, que comemora a chegada da Primavera no Hemisfério Norte. Neste dia, as pessoas jogam tinturas das mais diversas cores em todo mundo, com muita bebida, comida e música. Essa brincadeira começa quando as crianças jogam as tinturas nos pais e irmãos, que no final, todos estão pintados por inteiro.
História sobre o Festival
Os historiadores contam que o Holi antecende em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu surgimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. Muito vaidoso, ele queria que todos em seu reino o venerassem, mas foi justamente seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Lord Naarayana. Hiaranyakashyap combinou com sua terrível irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria em uma fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. Mas Holika se deu mal porque ela não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira acompanhada de outra pessoa. Lord Naarayana reconheceu a bondade e devoção de Prahlad e o salvou. O festival, portanto, celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção.A tradição da queima Holika ou o "Holika Dahan" vem principalmente a partir desta lenda.
Apesar de ser essa uma festa colorida, existem vários aspectos de Holi, o que o torna tão importante para a cultura da Índia. Embora possa não ser tão evidente, mas um olhar mais atento e um pouco de pensamento irá revelar o significado do Holi em mais formas do que satisfaça os olhos. Variando de sócio-cultural, religioso para biológica há todas as razões por que temos de desfrutar da festa os motivos da sua celebração. Holi celebra também a lenda de Radha e Krishna, que descreve o extremo prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis.
Esta brincadeira de Krishna mais tarde, tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi.
Ano passado tive o prazer de estar com Gloria Perez,Juliana e Bianca Freire (pesquisadora d a Globo) no Festival do Holi,esse ano o festival será comemorando dia 11 de março.
Espero que todos brinquei como criança,afinal o mundo é uma festa e cada um de nós temos uma criança dentro de si...
Happy Holi a todos....Namarkar...Deva

Caminho das Indias no HOLI.
Minha amiga & atriz Paulinha nos mando as fotos,olha como ela estava linda pintada no Festival do Holi,veja voces :


2 comentários:

  1. Nossa que legal, espero um dia ir pra Índia tbm participar dessa comemoração! Beijão! ;)

    ResponderExcluir
  2. LINDO EU AMEI MUITO E ACHEI MUITO INTERESSANTE QUEM SABE NA PRXIMA ESTAREI AI COM VOCÊS!! BJSS

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.