domingo, 15 de março de 2009

Ato de Respeito

No Brasil existe o ato de tomar a bençoa dos mais velhos,no meu estado (PARÁ) ainda temos esse costume que desde de criança beijar a mão dos meus avós,pais,tios e enfim todas as pessoas mais velhas da familia por sinal de repeito e pedido proteção,fazemos isso antes de dormir,ao acordar e principalmente ao sair de casa,mesmo distante,morando fora do Brasil ainda eu e minhas irmãs tomamos bençoa pelo telefone de nossos parentes mais velhos.
Isso já passou de geração em geração,mas acredito que isso não ocorre nos demais estados do Brasil.
Na Índia, desde pequenininhas, as crianças são ensinadas a tocar os pés dos mais velhos. É um sinal de respeito pela idade, maturidade e divindade que os mais velhos representam, pelos longos caminhos que percorreram. É o reconhecimento dos mais jovens pelo amor e dedicação dos mais velhos, pelos sacrifícios que eles fazem para que as gerações seguintes possam viver dignamente.O jovem se abaixa e toca os pés da pessoa mais velha e esta responde colocando a mão sobre sua cabeça, invocando energias positivas: Vida, Prosperidade e Sorte.
Namaskar a todos e espero que acima de tudo respeite os mais velhos,eles são nossa base....Deva

2 comentários:

  1. Desculpe mas nao concordo quando vc disse que nos outros estados nao existe mais esse negocio de pedir benção ou louvado como os mais velhos dizem aqui, eu moro no Rio Grande do Sul e por exemplo sempre antes de durmir ou as vezes quando vou sair sempre falo: "Benção mãe!" e ela " Deus te abençoe meu filho"...aqui tambem existe o respeito.

    ResponderExcluir
  2. Deva!!
    Sempre estou presente no seu blog e concordo que a maioria das pessoas , hj, não tem mais aquele sinal de respeito. Concordo plenamente.
    Acredito que os indianos, se ocmparados aos ocidentais, respeitam muito mais!
    Aqui existe respeito sim, mas muito menos do que lá.
    Bjo grande!
    Marcela_Recife

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.