quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sexta dia 12.02 - Maha Shivratri (Noite de Shiva)

Partindo dos três princípios,são representados por Brahma (Criação),Vishnu (Preservação) e Shiva (Destruição/Transformação).
Shiva domina a energia de Tamas, que representa a inércia ou ignorância e deve ser eliminada para que haja a renovação. Todas as noites anteriores à Lua Nova (em outras palavras, a última noite da Lua Minguante) são consideradas “Noites de Shiva”, sendo que no 14o dia do mês hindu de Phalgun (entre fevereiro e março do nosso calendário), temos o Maha Shivaratri que, segundo alguns seria o Casamente de Shiva e Parvati e, segundo outros, é quando ele realiza a dança primordial da criação, preservação e destruição.
Este ano, o Maha Shivaratri acontece na noite do dia 12 de fevereiro.
Neste dia os devotos observam o jejum, alguns vão a procissões ate ao templo de Shiva, dia de extrema adoração ao Shiva Linga e cantam o mantra OM NAMAH SHIVAYA.
Para os hindus, a Lua rege a mente. No momento que antecede a sua renovação, temos, então, a oportunidade de transformá-la, liberando-a de todos os venenos que obscurecem a consciência da Unidade e de uma vida mais plena.
O Shiva Lingam é adorado durante a noite, lavando-O a cada três horas com leite, coalhada, mel, água de rosas, etc., enquanto se canta o Mantra: Om Namah Shivaya continuamente. Oferendas de folhas de Bael são feitas para o Lingam. As folhas de Bael são muito sagradas, e é dito que Laskshmi mora dentro delas. Hinos em louvor ao Senhor Shiva, como o Shiva Mahimna Stotra do Pushpadanta ou Ravana Shiva Tandava Stotra são cantados com grande fervor e devoção. As pessoas repetem o Panchakshara Mantra: Om Namah Shivaya. Aquele que entoa os Nomes de Shiva durante o Shivaratri, com perfeita devoção e concentração, fica livre de todo os pecados; ele alcança a morada de Shiva, e viverá feliz lá. Ele será liberado da roda de nascimentos e mortes. Muitos peregrinos afluem aos locais onde estão os templos de Shiva nesta data....
A promessa do Senhor Shiva
Quando a criação foi completada, Shiva e Parvati vieram viver no topo do Monte Kailas. Parvati perguntou: “Ó venerável Senhor! Quais, entre os muitos rituais observados em Vossa honra, mais Vos satisfaz?” O Senhor Shiva respondeu: “A 14ª noite da lua nova, na quinzena escura, do mês de Phalgun, é o meu dia mais favorito. Ele é conhecido como Shivaratri. Meus devotos dão-me grande felicidade simplesmente por jejuarem, do que pelo cerimonial de banhos, ofertas de flores, e doces incensos.
O devotos observam estrita disciplina espiritual no dia de adoração a Mim, em quatro diferentes formas, durante quatro períodos de cada três horas na noite. A oferenda de algumas folhas de Bael é muito preciosa para Mim, mais do que jóias e flores. Meus devotos banham-Me no leite no primeiro período, em coalhada no segundo, e com manteiga clarificada no terceiro, e com mel no último e final período. Na manhã seguinte, eles devem alimentar os Brahmins por primeiro, e após a realização das cerimônias prescritas, eles podem quebrar o jejum. Ó Parvati! Não há ritual o qual possa ser comparado com esta simples rotina na santidade.”
Parvati ficou profundamente impressionada pelas palavras do Senhor Shiva. Ela repetiu isso para Seus amigos, que a seu turno, passaram para os governantes sobre a Terra. Assim foi a difusão do Shivaratri por todo o mundo.
Devido Lord Shiva ser o Senhor da destruição ou dissolução e faz parte da trindade sagrada indiana (Brahma, Vishnu e Shiva). Ele destrói as tendências negativas da mente para que algo novo possa nascer. Isto pode ser simbolizado através da dança cósmica (Shiva Nataraj) que é a dança que simboliza a dissolução e o nascimento do universo.
Apartir dessa promessa os devotos de Shiva no Maha Shivratri acordam cedo e tomam um banho ritual, preferivelmente nas águas santamente do rio Ganga. Isto é seguido pela adoração ao deus de Sun, ao Vishnu e ao Shiva de acordo com o rito da purificação observado em festivais Hindu da mais alta importância. Os devotos então vestem roupas novas e visita o templo o mais próximo de Shiva. Como uma tradição, os devotos ficam em jejum durante dos dia e noite nem uma gota de água deve ser tomada(para os tradicionalista).
Shiva Purana mais adicional diz aquele que executa o Pooja de Shiva Linga com os seis artigos(ingredientes digamos assim) diferentes que incluem o leite, o iogurte, o mel, a ghee, o açúcar e a água.De acordo com a mitologia, cada um dos seis artigos usado no pooja abençoa uma qualidade original: • O leite é para a bênção da pureza.
• O Yogurt é para a prosperidade.
• O mel é para o discurso doce.
• A ghee é para a vitória.
• O açúcar é para a felicidade.
• A água é para a pureza.
Os Pooja também sao excelentes para beneficia as mulheres. Quando, as mulheres casadas pooja a Shiva para o bem estar de seus maridos e filhos, as mulheres solteiras pooja para ter um marido como Shiva, que é considerado ser o marido ideal.
Durante este pooja, os cantos de OM Namah Shivaya e os sons dos sinos reverberantes no templo.
Depois do banho com leite, iogurte, mel, ghee, açúcar e água que ajuda na purificação da alma uma pasta vermilion é aplicada no Lingam enquanto representa a virtude. Estes seis artigos fazem parte indispensável de Shivaratri, seja ele uma cerimônia simples em casa ou adoração grande do templo. Os devotos igualmente queimam varas do incenso como é dito render a riqueza. Muitos igualmente iluminam lâmpadas para simbolizar a realização do conhecimento. Diz-se que oferecendo a água, abraçando o Linga, iluminando o diya e o incenso e soando os sinos do templo, os devotos chamam no foco todos seus sentidos, fazendo aguça seu EU interior e universo a que pertencem.

Esta adoração ritual do senhor Shiva continua com o dia e a noite de Shivaratri. Os devotos permanecem acordados nos templos de Shiva cantando o mantra `OM Namah Shivaya e hinos cantando e versos no elogio do senhor Shankar.
Espero que todos que estão aqui no meu Blog seja abençoado pelo Lord Shiva e que a renovação seja sempre constante para evolução espiritual.....Viva Lord Shiva..
Om Namah Shivaya....Namaska...Deva

3 comentários:

  1. Deva!!
    Amei sua explicação super clara para quem está aprendendo agora sobre Lord Shiva!!
    Mesmo no meio do dia dos rituais, vc teve tempo para nos escrever!! Obrigada por nos dá esta oportundide de aprender. A índia tem muitos encantos e mexe muito com aqueles que são espiritualizados de verdade.
    Ah! Estou no aguardo do mapa astral!
    Namastê!
    Marcela-Recife-Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Deva!!
    Amei sua explicação super clara para quem está aprendendo agora sobre Lord Shiva!!
    Mesmo no meio do dia dos rituais, vc teve tempo para nos escrever!! Obrigada por nos dá esta oportundide de aprender. A índia tem muitos encantos e mexe muito com aqueles que são espiritualizados de verdade.
    Ah! Estou no aguardo do mapa astral!
    Namastê!
    Marcela-Recife-Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Deva :)
    adorei a explicação, aliás todo o blog está óptimo o que para mim é muito bom pois ainda me considero nova neste "mundo" tão misterioso.
    viveste quanto tempo na Índia?
    é um país realmente interessante, os costumes, as cores, os monumentos... tudo é fascinante!
    Namastê

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.