terça-feira, 20 de outubro de 2009

Hijras - Nem Homens e Nem Mulheres..

Os hijras, que são os transgêneros e intersexuais ( "de Homem para Mulher") da Índia, do Paquistão e de Bangladesh, ainda estão envoltos em enigma e mistério. Entre os indianos da cidade de Varanasi, ao norte da Índia, rituais de castração ou de se vestir como mulher é aceito e explicado culturalmente, como entre os hijras e os jankhas.
Os hijras, originalmente, constituem a classe dos eunucos, ou seja, são em sua maioria castrados e formam um grupo de cerca de 1,2milhões de homens. Na Índia antiga, eram bem aceitos socialmente, hoje a realidade é outra, ficando às margens da sociedade, muitas vezes ganhando a vida com prostituição e mendicância.
Os eunucos existiram em várias sociedades antigas, mas só na Índia eles ainda existem e formam uma classe bem definida. A castração pode ocorrer de forma voluntária, mas algumas vezes ela é feita de forma bárbara, com o menino ainda pequeno, em rituais violentos onde o pênis e os testículos são arrancados com golpes de faca e os ferimentos cauterizados com uma barra de ferro em brasa. Com menos testosterona, alguns acabam ficando com características mais femininas.
Porém, nem todos os hijras foram castrados, alguns nasceram com anomalias nos órgãos genitais, outros são hermafroditas e há também travestis e transexuais.
A maioria dos hijras pedem dinheiro em festas de casamento ou de nascimento de uma criança, invadindo o local, cantando e dançando, e pedindo uma contribuição para irem embora. Se atendidos, eles abençoam o casal ou o recém nascido. Se não recebem o que desejam, ameaçam mostrar as partes mutiladas ou amaldiçoam os donos da casa.
A tradição diz que os hijras tem poderes mágicos e poucos ousam não atender seus pedidos.
Não se sabe como novos hijras aparecem, mas há relatos de bebês que são sequestrados por eles, e de homossexuais e travestis que se juntam ao grupo.
Como as hijras sobrevivem em uma sociedade excludente como a indiana, que discrimina os homossexuais até hoje? Bem, as hijras sempre sofreram a discriminação na pele, sendo ridicularizados e rejeitados. O povo indiano acredita que eles têm poderes mágicos e, por esse motivo, os chama para abençoar e dançar em casamentos e nascimentos, principalmente dos meninos. Elas sobrevivem ainda com a prostituição, sendo geralmente solicitadas quando o cliente não pode pagar o preço de uma noite com uma mulher. A mendicância é outro meio de sobrevivência da comunidade. Mais recentemente, algumas empresas financeiras indianas inovaram ao empregar hijras para fazerem cobranças.
Mas em meio a esta situação tão massacrante, as hijras começam a se destacar agora na política. Em fevereiro de 2000 um feito histórico para a comunidade hijra foi realizado: a eleição de Shabnam Mausi, a primeira hijra eleita para o legislativo. "Tia" Shabnam, como é conhecida, tem 40 anos de idade e sempre trabalhou cantando e dançando. Ainda assim, os eleitores a preferiram a qualquer outro candidato. E agora são os maiores partidos indianos que procuram hijras aspirantes na política para os seus quadros. As hijras passam a representar todas as vítimas da sociedade hierárquica indiana. As hijras são um exemplo inspirador de como pessoas que sempre foram consideradas a escória em uma sociedade dividia em castas e arcaica, podem superar tudo isso e começar a mudar sua situação. Em concurso de beleza de hijras acaba de ser realizado na Índia. Foram mais de 100 participantes e uma certeza: a de que elas conseguiram achar a beleza interior e se posicionar acima de qualquer definição sexual. Num mundo onde é preciso explicar a todos o que é ser homossexual, elas estão, de uma certa forma, num nível superior.
Namaste a todos...Deva Shakti

POST DEDICADO AO MEU AMIGUINHO NAIGUEL DO RIO DE JANEIRO.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DIWALI (17 de Outubro)

Diwali é considerada festa religiosa hindú conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e estouram rojões e fogos de artifício. Esse festival celebra o assassinato do malvado Narakasura, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal. O Diwali é um grande feriado indiano, e um importante festival no Hinduísmo, Sikhismo, o budismo, e Jainismo. Muitas lendas são associados com Diwali. Hoje em dia é comemorado pelos hindus, sikhs e Jains em todo o mundo como o "Festival das Luzes", onde as luzes ou lâmpadas significar vitória do mal sobre o bem dentro de cada ser humano. Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que vem no mês de outubro ou novembro.
Veja o post completo sobre Diwali :http://deva-dani.blogspot.com/2008/09/diwali.html
Na Índia, o Diwali é hoje considerado um festival nacional, e ao aspecto estético do festival é a maioria índios usufruídos pelos independentemente da fé. Para os Indianos no periodo do Diwali é primordial seguir corretamente os Pujas do dias abaixo:
Dia 1 (15/10) - DhanterasDhan significa riqueza. Nesse dia sao feitas oracoes a Deusa Laxmi, deusa da riqueza e prosperidade para pedir prosperidade no ano que se inicia.Ele 'e celebrado mais entre comerciantes e empresarios. Dia 2 (16/10) - Pequeno Diwali (Choti Diwali) é um Diwali em escala menor. Fogos de artificio são visto mas não em grande quantidade. Pujas a Laxmi são feitas em alguns lugares principalmente no sul da India.
Dia 3(17/10) - Laxmir Puja no Diwali é principal dia do Diwali.Logo na manha a mulher da casa desenha o rangoli na entrada.Acendem-se velas e diyas pela casa. O puja a Laxmir é o momento mais importante do Diwali para dá prosperidade e riqueza o ano todo. Após o puja o Diwali é celebrado com uma queima de fogos de artificios quase a noite toda.
Happy Diwali a todos.....Deva Shakti