domingo, 11 de janeiro de 2009

Universo Criador - BRAHMAN

BRAHMANO panteão hindu tem mais de 300 milhões (sic) de deusas e deuses. Contudo, todos são apenas expressões de um único: BRAHMAN, que encerra em si o Universo todo. Não se trata de um mero panteísmo, mas sim de um Panenteísmo, ie, a combinação do Monismo Impessoal – cf. as UPANISHADS* - com o Teísmo hindu. Acima de todas as expressões está a superioridade de BRAHMAN, que está tão acima dos deuses locais e/ou “menores” que não leva sequer o título de “Senhor”. Na cosmologia hindu, BRAHMAN está além de toda Ação, Inação, Bem ou Mal. A energia latente que nele existe, quando é liberada na criação de qualquer Universo toma a forma de MAYA* e é só através deste pálido reflexo que conseguimos captá-lo, ou, talvez, imaginá-lo. Conforme os eruditos, qualquer Universo criado como projeção de BRAHMAN tem a existência limitada em 4.320 milhões de anos solares, sendo que no final dos mesmos “as chamas ou as águas” destroem esse Universo e MAYA* retorna a BRAHMAN que repete este processo indefinidamente.
O nome dado a esse processo é “A Respiração de BRAHMAN”, onde:
Expirar = criação de Universos, ou de MAYA.
Inspirar= Dissolução de Universos, ou de MAYA.

Nesse ponto, aliás, vale registrar a similitude entre as antigas lendas sobre Dilúvios (Gilgamesh, Noé) e o atual aquecimento global (que acarreta as inundações, queimadas e outros flagelos) com a teologia hindu. Nos BRAHMANAS*, o poder do ritual era chamado de BRAHMAN. Nas UPANISHADS*, com mais racionalidade, esta idéia significa a Energia Subjacente não só ao ritual, mas em todo o Cosmo. BRAHMAN é a “Alma Universal (igual à dos Estóicos)”. É o “Eu Superior”, idêntico ao ATMA* ou ao Purusha*. BRAHMAN está dentro de tudo o que vive, do vegetal ao Homem. É imanente e transcendente ao Universo e a identificação entre Ele e o ATMA é a formula fundamental para que cada qual compreenda que é um Ser contido dentro da natureza (ou MAYA), com deveres inerentes à sua espécie, sem que se arrogue à supremacia ou que renuncie à dignidade. BRAHMAN também é chamado de “Supremo e Agnoscível Principio do Universo”, de cuja Essência tudo emana e para onde volta.

Significado de ATMA:
1°) A alma humana; essência do Eu; a mais elevada verdade de uma pessoa.
2°) A alma individual que está presente em todo ser vivo, do homem ao vegetal; o “Eu Superior” idêntico a BRAHMAN* a Alma Universal.
3°)sinônimo de Purusha*.

Significado de MAYA
1) A potência ilusória de Deus, personificada como uma Deusa, a qual também recebe outras denominações: a) DURGA, b)BRADAKALI etc.
2) MAYA também é o nome do arquiteto entre os ASURAS* que detinha o poder de criar ilusões.
3) A ilusão oriunda da percepção egóica da Realidade. A ilusão produzida pela sensação de que somos “entes” isolados das outras coisas. Que estamos “acima” delas. A ilusão que nos faz perceber o mundo externo como sendo Real.
4) O poder cósmico que torna possível a existência fenomênica e as percepções da mesma. Conforme algumas correntes da filosofia hindu, apenas aquilo que é imutável e eterno merece o nome de Realidade; portanto, tudo que está sujeito às mudanças e têm principio e fim é considerado MAYA.

(Fonte: Deusas e Deuses do Hinduísmo - Fabio Renato Villela)

Um comentário:

  1. olha
    achei muito legal o que estava escrito ai e cima
    mesmo não conhecendo muito esta cultura achei muito legal....
    me ajudo muito no meu trabalho
    obrigado

    Carlos Alberto Corrêa Filho
    Candido de Abreu - Pr

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação e não esqueça doe sorriso,não custa nada...Namaska.